O Jornal do Commercio e as representações sobre a Argentina na crise do Brasil Império (1870- 1889)

Auteurs

  • Paula da Silva Ramos

Mots-clés :

Brasil; Argentina; Imprensa; Representações

Résumé

Durante os anos de crise do regime monárquico, a despeito das visões negativas que caracterizavam, majoritariamente, o discurso brasileiro sobre a Argentina, foi possível observar uma leve inflexão nas representações a respeito da república platina. Este artigo visa apresentar mais um elemento acerca dessa discussão, por meio da análise do Jornal do Commercio. Tal proposta articula-se em torno do estudo da construção da identidade nacional, dos embates ideológicos e do processo político em curso no Brasil e na Argentina entre os anos de 1870 e 1889.

Biographie de l'auteur

Paula da Silva Ramos

Mestre em História. Doutoranda - Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis - Av. Dom Antonio, 2100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo - Brasil. Bolsista CAPES.

Références

ALONSO, Ângela. Ideias em movimento. A geração 1870 na crise do Brasil - Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ALONSO, Paula. En la primavera de la historia. El discurso político del roquismo de la década del ochenta a través de su prensa. Boletín del Instituto de Historia Argentina y Americana “Dr. Emilio Ravignani”. Tercera serie, n. 15, p.35-70, 1997.

AZEVEDO, Francisca Nogueira de. Lições de História: as representações do império brasileiro sobre as repúblicas platinas nos livros didáticos do Imperial Colégio Pedro II. Revista Eletrônica da Anphlac, São Paulo, n. 4, p. 45-63, 2005.

AZEVEDO, Francisca Nogueira de; GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Imagens em confronto: as representações do Império brasileiro sobre as repúblicas platinas na segunda metade do século XIX. In: A visão do outro: seminário Brasil – Argentina. Brasília: FUNAG, 2000. p. 331-350.

BAGGIO, Kátia Gerab. Dos trópicos ao Prata: viajantes brasileiros pela Argentina nas primeiras décadas do século XX. História Revista, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 425-444, 2008.

BELLO, José Maria. História da República (1889-1954). 6° ed., São Paulo: Nacional, 1969.

BERTONI, Lilia Ana. Patriotas, cosmopolitas y nacionalistas. La construcción de la nacionalidade argentina a fines del siglo XIX. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica de Argentina, 2001.

BUSETTO, Áureo. A mídia brasileira como objeto da história política: perspectivas teóricas e fontes. In: SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti et alii (Org.). Dimensões da política na historiografia. Campinas: Pontes, 2008, p. 9-23.

CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Lígia. O bravo Matutino: imprensa e ideologia no jornal “O Estado de S. Paulo”. São Paulo: Alfa – Ômega, 1980.

CARVALHO, José Murilo de. Radicalismo e Republicanismo. In: CARVALHO, José Murilo de. NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. (orgs) Repensando o Brasil do Oitocentos: cidadania, política e liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 19-48.

CERVO, Amado. O parlamento brasileiro e as relações exteriores (1826-1885). Brasília: Editora da UNB, 1981.

DONGHI, Tulio Halperín (org). Proyeto y construcción de una nación. (Argentina 1846-1880). v.68. Biblioteca Ayacucho, 1980.

DONGHI, Tulio Halperín. Una nación para el desierto argentino. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1982.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Nação e Civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.1, p. 5-27, 1988.

GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Entre amadorismo e profissionalismo: as tensões da prática histórica no século XIX. Topoi, Rio de Janeiro, v.3, p.184-200, dez., 2002.

LEAL, Carlos Eduardo; SANDRONI, Cícero. Jornal do Commercio [verbete] In: Dicionário histórico-biográfico brasileiro. Vol.3. Coordenação: Alzira Alves de Abreu et al. Ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001.

LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos, e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.) Fontes Históricas São Paulo: Editora Contexto, 2005.

HOLANDA, Sérgio Buarque. (org.) História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II: O Brasil Monárquico. Vol. 5. Reações e transações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PRADO, Maria Lígia. O Brasil e a “distante América do Sul”. Revista de História, São Paulo, USP n. 145, p 127-150, 2001.

RAMOS, Paula da Silva. Vozes do Império. Estados Unidos e Argentina no debate político da imprensa brasileira. São Paulo: Cultura Acadêmica. Editora Unesp, 2013.

SANTOS, Luis Cláudio Villafañe dos. O Brasil entre América e a Europa. O Império e o interamericamismo (do congresso do Panamá à conferência de Washington). São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

SILVEIRA, Mauro César. Os múltiplos papéis do jornalismo brasileiro na guerra contra o Paraguai. Historiæ, Rio Grande, 5 (1), 213-236, 2014.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 4° ed., Rio de Janeiro: Mauad, 1999.

TERÁN, Oscar. Historia de las ideas en la Argentina. Diez lecciones iniciales, 1810-1980. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2009.

ZICKMAN, Renée Barata. História através da imprensa. Algumas considerações metodológicas. In Projeto História, n°4 SP: PUC, 1981.

Publiée

2017-08-20

Comment citer

RAMOS, Paula da Silva. O Jornal do Commercio e as representações sobre a Argentina na crise do Brasil Império (1870- 1889). Faces da História, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 113–158, 2017. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/196. Acesso em: 23 nov. 2024.