Proposta de um método para a análise das continuidades, passado-presente

O caso da dança entre os xi’iui (pames) de Santa María Acapulco

Auteurs

  • Raúl Aguilera Calderón

Mots-clés :

análises simbólicas, feito histórico, proposta metodológica, os xi’iui (pames), passado-presente

Résumé

O discurso predominante sobre o fazer historiográfico reside em estudar o passado para compreender o presente. Contudo, as observações das fontes históricas são atuais, visto que o passado não existe, é uma construção feita a partir do presente, cuja cientificidade não depende de sua aproximação com a realidade histórica ou ficcional, mas de seu marco teórico-metodológico. O objetivo deste ensaio, em um primeiro momento, é apresentar uma proposta metodológica, com base na linguística saussuriana, para a análise historiográfica que ajude a estudar as continuidades entre passado e presente. Fato histórico será visto como um sistema de símbolos, ao qual se aplicará diferentes teoremas da comunicação e da linguística estructural. E, em um segundo momento, exemplificar essa proposta através de um estudo de caso: a dança para pedir chuva, realizada pelos pames (xi’iui) de Santa María Acapulco, grupo indígena que habita a Serra Gorda de São Luis Potosí, México.

Biographie de l'auteur

Raúl Aguilera Calderón

Mestre em Antropologia Social –Doutorando - Programa de Pós-graduação em História Social da Amazônia - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFPA - Univ. Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP: 66075-110. Belém - Pará - Brasil. Bolsista CNPq.

Références

AGUILERA, Calderón Raúl. El don de dar y el dar recibiendo. Intercambio y ritualidad entre los pames (xi’iui) de Santa María Acapulco. Dissertação de Mestrado. (Antropología Social), Colegio de San Luis, S.A. México, 2011.

BRAUDEL, Fernand. Las ambiciones de la Historia. Barcelona: Critica, 2002.

BURKE, Peter (org). “Abertura: nova história, seu pasado e seu futuro”. In: A escrita da história. Novas perspectivas. São Paulo:UNESP, 1992, pp. 7-39.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Historia e Imagen. São Paulo: Editorial EDUSC, 2004.

BÄSSLER, Heidi Chemin. Los pames septentrionales de San Luis Potosí. México: Instituto Nacional Indigenista. Colección No 13. 1984.

CARDOSO, Ciro Flamarion y Ronaldo Vainfas (coord.) “Historia e analise de textos”. In: Dominios da Historia Ensaios de teoria e metodología (5ᵒ edición.). Rio de Janeiro, Editora Campus Ltda. 1997, pp. 375-399.

CHEMIN, Dominique. Rituales relacionados con la venida de la lluvia, la cosecha y manifestaciones atmosféricas y telúricas maléficas en la región Pame de Santa María Acapulco, San Luis Potosí”. In: Anales de Antropología, México, UNAM IIA,Tomo II, Vol. XVII, 1980, pp. 67-97.

DÍAZ, Cruz Rodrigo. Archipiélago de rituales. Teorías antropológicas del ritual. México: Editorial Anthropos, AUM-Iztapalapa, 1998.

DAVIS, Natalie Zemon. Fiction in the pardon tales and their tellers in sixteenth century France. California: Stanford University Press, 1987.

DUBY, Georges.A história continua. Rio de Janeiro: Zahar/UFRJ, 1993. GIMÉNEZ, Gilberto. Capitulo I. La concepción simbólica de la cultura. Disponible en: http://www.paginasprodigy.com/peimber/cultura.pdf. Consultado 2 de julio de 2014.

GEERTZ, Clifford. La interpretación de las culturas (13ra ed.). Barcelona: Editorial Gedisa, 2005.

GINZBURG, Carlo. El hilo y las huellas. Lo verdadero, lo falso, lo ficticio. México: Fondo de Cultura Económica, 2010.

HILL, Christopher. A bíblia inglesa e as revoluções do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

KLEINBERG, Ethan. Introduction: The new methaphysic of time. History and Theory, Virtual Issue 1, 2012. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/store/10.1111/%28ISSN%291468-2303/asset/homepages/1EthanIntro.pdf?v=1&s=7076aadf13c353a42bd5fcdf775f1b0dfe33abaa&isAguD. Acesso em: 24 de jun. 2014.

KOSELLECK, Reinhart. El futuro pasado. Barcelona: Ediciones Paidós, 1993.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropología estructural. México: Ediciones Paidos, 1995.

LÓPEZ-AUSTIN, Alfredo. El núcleo duro, la cosmovisión y la tradición mesoamericana.In: Johanna Broda y Félix Baez-Jorge (coord.) Cosmovisión, ritual e identidad de los pueblos indígenas de México. México, CONACYT, 2001, pp.17-65.

FEBVRE, Lucien. Como reconstituira vida afetiva de outrora? A sensibilidade e a história. In: Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença, vol. II, 1979, pp. 87-108.

FEBVRE, Lucien. Em memorian de Marc Bloch. Lembranças de uma grande história. In: Lucien Febvre. História. São Paulo: Ática, 1978, pp. 156-172.

WHITE, Hayden. A questão da narrativa na teoría histórica contenporãnea. In: Novais, Fernando & Silva, Rogério F (org.) Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 439-483.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso general de lingüística (3ᵒ edición.). Buenos Aires: Editorial Losada. 1959.

STONE, Lawrence.The Revival of Narrative: Reflections on a New Old History. Past & Present, Oxford University Press, No. 85, 1979 pp. 3-24. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/650677. Acesso em: 11 fev. 2015.

SAMPERIO, Gutiérrez Héctor. Historia y cultura otomianas en el centro de México (2ᵒ edición.). In: Fernando Nava (comp.) Otopames. Memoria del primer coloquio, Querétaro 1995. México, UNAM, 1995, 287-307.

Publiée

2017-08-20

Comment citer

CALDERÓN, Raúl Aguilera. Proposta de um método para a análise das continuidades, passado-presente : O caso da dança entre os xi’iui (pames) de Santa María Acapulco. Faces da História, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 172–189, 2017. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/198. Acesso em: 24 nov. 2024.