Que samba é esse

as disputas pela autenticidade do samba

Auteurs

  • Vanessa Pironato Milani

Mots-clés :

samba; produção bibliográfica; autenticidade.

Résumé

O samba, desde o local de seu nascimento até seus pais fundadores, foi sinônimo de controvérsias em nossa produção bibliográfica, contando com trabalhos de memória, de historiadores, músicos, sociólogos, entre outros, o que não lhe impediu de receber a alcunha de símbolo nacional. Desta maneira, o presente artigo busca refletir sobre as disputas que ocorreram para se tentar estabelecer qual seria o “verdadeiro” samba e como perpassaram a produção historiográfica nacional, especialmente entre as décadas de 1920 a 1980. Período que contempla tanto o início das questões supracitadas quanto o da influência da consolidação da indústria cultural na nossa sociedade para os discursos sobre a autenticidade do samba. Partimos do pressuposto de que tais disputas foram muito mais construções de jornalistas e/ou críticos musicais que buscaram estabelecer determinadas memórias a respeito do samba, do que dos próprios sambistas, muitas vezes apartados deste cenário.

Biographie de l'auteur

Vanessa Pironato Milani

Graduada em História – Mestranda - Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Assis - Av. Dom Antonio, 2100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo - Brasil. Bolsista CNPq.

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Publiée

2017-08-20

Comment citer

MILANI, Vanessa Pironato. Que samba é esse : as disputas pela autenticidade do samba. Faces da História, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 258–275, 2017. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/203. Acesso em: 21 nov. 2024.