A pedagogia do corpo

a ginástica nas escolas primárias do Pará (1900-1912)

Auteurs

  • Mario Allan da Silva Lopes Universidade do Estado do Pará

Mots-clés :

Programa de Ensino, Ginástica Escolar, Educação Primária, Pará

Résumé

Este trabalho objetiva verificar a concepção de educação atribuída ao ensino de Ginástica Escolar na Educação Primária paraense entre os anos de 1900 a 1912. Este estudo traz análises realizadas diante dos Programas para os Estudos Primários de 1903, Programas para a Educação Primária de 1910, relacionando-os com as prescrições de José Veríssimo, publicadas na edição de nº 47 da revista A Escola de 1904, sobre o ensino da Educação Física no Estado. Observou-se grande ênfase para um ensino de Ginástica Escolar voltado para o exercício do corpo de forma metódica, direcionada, dirigindo de certa forma, mentes e corpos disciplinados aos moldes republicanos, bem como a sistematização desse ensino e suas subdivisões com relação aos exercícios ofertados em cada ano do curso elementar do ensino primário.

Références

º GRUPO ESCOLAR. Relatório do ano de 1909. Belém: Typografia do Instituto Lauro Sodré, 1910.

CHARTIER, Roger. História intelectual e história das mentalidades: uma dupla reavaliação. In: CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002, p. 30-67.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. Tradução de George Schlesinger. 1. ed. São Paulo: Unesp, 2014.

COELHO, Geraldo Mártires. No Coração do Povo: O monumento à República em Belém 1891 – 1897. Belém: Paka Tatu, 2002.

FRANÇA, Maria do P. S. G. de S. Avelino de. José Veríssimo (1857 – 1916) e a Educação Brasileira Republicana: raízes da Renovação Escolar Conservadora. 2004. 173f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP: [s.n], 2004. Orientadora: Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier.

FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de; RODRIGUES, Denise Simões. Uso do documento em pesquisa sócio-histórica. In: MARCONDES, Maria Inês; TEIXEIRA, Elizabeth; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de (orgs.). Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: Eduepa, 2010. p. 55 -74.

GONDRA, José Gonçalves. Artes de civilizar: medicina, higienismo e educação escolar na corte imperial. Rio de Janeiro: Eduerj, 2004.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195. Acesso em: 02 jun. 2023.

LEÃO, Acylino de. Higiene. Revista do Ensino do Pará, n. 8: Imprensa Oficial, Pará, 1912.

MELO, Victor Andrade de. Novas performances públicas masculinas: o esporte, a ginástica, a educação física (século XIX). In: PRIORE, Mary del; AMANTINO, Marcia (orgs.). História dos homens no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 119-152.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.

PARÁ. Regulamento Geral do Ensino Primário reorganizado pelo Decreto nº 1190 de 17 de fevereiro de 1903. Typ do Diário Official: Pará, 1903.

PARÁ. Decreto nº 1689 de 28 de abril de 1910 que reorganiza o ensino primário do estado. Typ. do Instituto Lauro Sodré: Pará, 1910.

PARÁ. Relatório referente aos anos de 1910-1911, apresentado a S. Exc. Snr. Dr. João Antonio Luiz Coelho, Governador do Estado. Pará- Brasil: Tipografia do Instituto Lauro Sodré, 1911.

PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1910 ao Congresso Legislativo do Pará, pelo Dr. João Antônio Luiz Coelho, Governador do Estado do Pará. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 1910. Disponível em http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2444. Acesso em: 30 out. 2016.

PINHEIRO, Marinaldo Pantoja; FRANÇA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Berço de civilidade: rituais formativos no grupo escolar de Igarapé-Miri, Pará (1904-1942). 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

PORTER, Roy. História do corpo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 297-333.

PRIORE, Mary del; VENANCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2016.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Elis Priscila Aguiar da. Educação física no ensino público primário no Pará: 1890-1930: prescrições e prática. Orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França. 2015. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015.

VERÍSSIMO, José. Da educação physica: lição de pedagogia. A Escola, Pará, v. VIII, n. 47, p. 171 – 175, fev. 1904.

Publiée

2023-12-19

Comment citer

DA SILVA LOPES, Mario Allan. A pedagogia do corpo: a ginástica nas escolas primárias do Pará (1900-1912). Faces da História, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 219–231, 2023. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2506. Acesso em: 21 nov. 2024.