Belém na rota da ópera ocidental e o mundo musical de Ettore Bosio

Autores

  • Amanda Brito Paracampo Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Música, artes, Ettore Bosio, Amazônia global, Séculos XIX e XX

Resumo

É de nosso intuito considerar e analisar o meio artístico-musical amazônico, especificamente em Belém, no contexto da música ocidental operística e lírica (1890-1910). De que forma este mundo e aqueles que faziam parte dele estavam inseridos numa escala artístico-musical global, partindo de uma perspectiva amazônica. Neste sentido, faz-se uma análise da trajetória do maestro italiano radicado em Belém, Ettore Bosio, que entre outras coisas, foi também diretor do Instituto Carlos Gomes à época de sua reinauguração em 1929. O maestro Bosio foi apenas um dos muitos músicos italianos que passaram por Belém àquele período, chegando à cidade por meio de uma companhia lírica italiana, estas responsáveis pelos espetáculos operísticos que lotavam o Teatro da Paz. Na recepção de suas composições líricas pela crítica da imprensa, era abordado, inevitavelmente, o tema da modernidade na música. Evidenciamos, assim, o lugar de Belém dentro de um contexto global das artes musicais.

Palavras-chave: Música, artes, Ettore Bosio, Amazônia global, séculos XIX e XX.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

PARACAMPO, Amanda Brito. Belém na rota da ópera ocidental e o mundo musical de Ettore Bosio. Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 103–123, 2018. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1141. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê