A URGÊNCIA DO DIREITO À LITERATURA

FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDO

Autores/as

  • Ana Margarida Ramos

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v27i0.1892

Palabras clave:

Literatura, Educação literária, Formação de leitores, Mediação de leitura

Resumen

Pretende-se, neste estudo, proceder a uma reflexão sobre o relevo da literatura e da leitura do texto literário na sociedade contemporânea, a partir do pensamento de um conjunto relevante de estudiosos que se debruçaram sobre a questão da utilidade e do valor da literatura em diferentes contextos. Para tanto, este texto considera a definição de princípios enformadores de uma prática de formação de leitores literários em contexto educativo formal, os quais desaguam na proposta de uma educação literária. A reflexão conclui com a caracterização do que se entende por educação literária, identificando os seus objetivos e propósitos, e propondo um perfil do professor/educador que a leva a cabo em contexto educativo, em diferentes níveis de ensino.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

Ramos, A. M. . (2020). A URGÊNCIA DO DIREITO À LITERATURA: FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 27, 15–26. https://doi.org/10.5016/msc.v27i0.1892

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES

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