O O BLACK POWER DE AKIN

O TEXTO VERBAL E VISUAL NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO DISCURSO SOBRE A IDENTIDADE NEGRA

Autores/as

  • Maria Fernanda Silva Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Érica Fernandes Alves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2418

Palabras clave:

Ilustração; Personagens negras; Livro infantil

Resumen

As ilustrações podem ter a função fundamental de expandir os modos de leitura, porém, podem ser fator limitador da visão de mundo do leitor ao apresentar imagens que reforçam estereótipos e promovem um discurso preconceituoso. Ao analisarmos a representação de personagens negras nos livros infantis, observamos um padrão na caracterização desses sujeitos, geralmente retratados em posições de inferioridade em relação ao branco. A utilização de estereótipos dentro da Literatura, seja por meio do texto verbal ou visual, perpetua um discurso errôneo sobre o negro e impede que crianças se vejam representadas de forma positiva. Nesse sentido, o trabalho analisa a obra O black power de Akin (2020b), da escritora afro-brasileira Kiusam de Oliveira e com ilustração e projeto gráfico de Rodrigo Andrade, a fim de discutir como a representação das personagens negras e da cultura são explicitadas de forma positiva.

Biografía del autor/a

Maria Fernanda Silva Dias, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras com habilitação em Alemão, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é pós-graduanda na Universidade Estadual de Maringá, no programa de pós-graduação em Letras, na área de concentração dos Estudos Literários. Sua dissertação versa sobre a linha de Literatura e construção de identidade e analisa a construção identitária da criança negra na literatura infantil e juvenil.

Érica Fernandes Alves, Universidade Estadual de Maringá

Formada com láurea acadêmica em Letras português/inglês em 2001 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras (2010) pela mesma universidade, com a dissertação intitulada ?Diáspora: resistência e revide em Small Island (2004), de Andrea Levy?. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com a tese "A ressignificação do Simbólico em 1984, de George Orwell: uma leitura Materialista Lacaniana. Professora adjunta do DLM da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2014. Atua na graduação em Letras e no programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da UEM desenvolvendo pesquisas sobre literatura infantil e juvenil de maiorias minorizadas. Editora associada das revistas Acta Scientiarum: Language and Culture e Revista Agulhas Negras. Publicou diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Atualmente coordena o "Projeto de Extensão Proficiência em Língua Estrangeira" da UEM, o projeto "Letras na Web" e o projeto de pesquisa "Literatura infantil e juvenil de maiorias minorizadas".

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Silva Dias, M. F., & Fernandes Alves, Érica . (2023). O O BLACK POWER DE AKIN: O TEXTO VERBAL E VISUAL NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO DISCURSO SOBRE A IDENTIDADE NEGRA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 32, 291–307. https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2418

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES