O O BLACK POWER DE AKIN

O TEXTO VERBAL E VISUAL NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO DISCURSO SOBRE A IDENTIDADE NEGRA

Authors

  • Maria Fernanda Silva Dias Universidade Estadual de Maringá
  • Érica Fernandes Alves Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2418

Keywords:

Ilustração; Personagens negras; Livro infantil

Abstract

As ilustrações podem ter a função fundamental de expandir os modos de leitura, porém, podem ser fator limitador da visão de mundo do leitor ao apresentar imagens que reforçam estereótipos e promovem um discurso preconceituoso. Ao analisarmos a representação de personagens negras nos livros infantis, observamos um padrão na caracterização desses sujeitos, geralmente retratados em posições de inferioridade em relação ao branco. A utilização de estereótipos dentro da Literatura, seja por meio do texto verbal ou visual, perpetua um discurso errôneo sobre o negro e impede que crianças se vejam representadas de forma positiva. Nesse sentido, o trabalho analisa a obra O black power de Akin (2020b), da escritora afro-brasileira Kiusam de Oliveira e com ilustração e projeto gráfico de Rodrigo Andrade, a fim de discutir como a representação das personagens negras e da cultura são explicitadas de forma positiva.

Author Biographies

Maria Fernanda Silva Dias, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras com habilitação em Alemão, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é pós-graduanda na Universidade Estadual de Maringá, no programa de pós-graduação em Letras, na área de concentração dos Estudos Literários. Sua dissertação versa sobre a linha de Literatura e construção de identidade e analisa a construção identitária da criança negra na literatura infantil e juvenil.

Érica Fernandes Alves, Universidade Estadual de Maringá

Formada com láurea acadêmica em Letras português/inglês em 2001 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras (2010) pela mesma universidade, com a dissertação intitulada ?Diáspora: resistência e revide em Small Island (2004), de Andrea Levy?. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com a tese "A ressignificação do Simbólico em 1984, de George Orwell: uma leitura Materialista Lacaniana. Professora adjunta do DLM da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2014. Atua na graduação em Letras e no programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) da UEM desenvolvendo pesquisas sobre literatura infantil e juvenil de maiorias minorizadas. Editora associada das revistas Acta Scientiarum: Language and Culture e Revista Agulhas Negras. Publicou diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Atualmente coordena o "Projeto de Extensão Proficiência em Língua Estrangeira" da UEM, o projeto "Letras na Web" e o projeto de pesquisa "Literatura infantil e juvenil de maiorias minorizadas".

Published

2023-08-01

How to Cite

Silva Dias, M. F., & Fernandes Alves, Érica . (2023). O O BLACK POWER DE AKIN: O TEXTO VERBAL E VISUAL NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO DISCURSO SOBRE A IDENTIDADE NEGRA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 32, 291–307. https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2418

Issue

Section

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES