Educação e emancipação

a transformação das mulheres indígenas diante das hierarquias coloniais

Autores

Palavras-chave:

mulheres indígenas, educação, colonialidade de gênero, resistência, resistencia

Resumo

O presente estudo visa analisar o impacto do acesso ao ensino superior na emancipação e resistência das mulheres indígenas frente às estruturas coloniais e patriarcais, considerando a interseccionalidade de gênero, etnia e classe social. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em análises documentais e aportes bibliográficos. O estudo identificou que o ingresso às academias científicas representa um marco de resistência e transformação para as mulheres indígenas, que enfrentam não apenas os empecilhos econômicos e institucionais, mas também o patriarcado enraizado em suas comunidades. Ao obterem a educação superior, essas mulheres conquistam espaços de liderança e protagonismo, rompendo com estereótipos e preconceitos. Ademais, o retorno dessas mulheres qualificadas às suas terras contribui para a preservação cultural e o fortalecimento das lutas por direitos coletivos. Por fim, o estudo conclui que, apesar dos avanços, é necessário fortalecer as políticas de inclusão para garantir a permanência e o sucesso dessas mulheres nas universidades.

Biografia do Autor

Ângela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC

Professora adjunta na Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC; doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestra em Letras pela UFAC;  especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, em Tecnologias em Educação  pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio) e em Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Pedagogia e Geografia pela UFAC; lider do Grupo de Pesquisa em Estudos em Diversidade e Equidade Educacional (GPEDEE-UFAC); docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC), vinculado à linha "Políticas e Gestão Educacional".

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Maria dos Santos Rufino, Ângela. (2024). Educação e emancipação: a transformação das mulheres indígenas diante das hierarquias coloniais. Patrimônio E Memória, 20(2), 205–226. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/2850

Edição

Seção

Artigos Livres