Os institutos históricos e geográficos e alguns discursos sobre os negros na história da nação

Autores

Palavras-chave:

IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), Ensino de História, Negros, Educação Política dos Sentidos

Resumo

O objetivo principal deste artigo é trazer algumas reflexões sobre como, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, o IHGB e o Ensino de História foram responsáveis por moldar e cristalizar alguns conceitos, ideias, valores e comportamentos em relação aos negros dentro de um processo moderno de construção das sensibilidades. Nas cidades que estavam se modernizando, as ideias e imagens negativas sobre os negros foram construídas pelos intelectuais e seus espaços de saber, cabendo, sobretudo, à determinada literatura, à historiografia e aos professores, construírem um sentimento de nação e uma história concebida como memória nacional na qual a herança civilizatória do negro é apagada.

Biografia do Autor

Cláudia Prado Fortuna, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Ensino de História. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Conhecimento, Linguagem e Arte e Doutora em Educação pela mesma Instituição. Realizou estágio Pós-doutorado junto ao programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Integrante dos Grupos de Pesquisa: Kairós: Educação das sensibilidades, História e Memória (UNICAMP) e Arquivo, Educação e Práticas de memória (UFMG). Áreas de interesse: Ensino da História e Educação das Sensibilidades; Imagens, Memórias a contrapelo e Arte Contemporânea; Educação Política da Memória e Ensino da História; Cidade, Educação Patrimonial e Memória.

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Publicado

30-06-2011

Como Citar

Prado Fortuna, C. (2011). Os institutos históricos e geográficos e alguns discursos sobre os negros na história da nação. Patrimônio E Memória, 7(1), 101–117. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3739