O que ensina também pode divertir, mas nem tudo o que diverte ensina
os debates da comissão nacional de literatura infantil (1936-1938)
Palavras-chave:
Literatura Infantil, CNLI, Estado NovoResumo
Em 1936, o Ministério Capanema criou a Comissão Nacional de Literatura Infantil com o intuito de gerar subsídios para políticas públicas de formação de leitores. Este artigo objetiva problematizar o que a CNLI, criada no início do Estado Novo, compreendeu conceitualmente a literatura infantil. Para isso, foram analisados os documentos recolhidos junto ao CPDOC/FGV e abordados os critérios usados por aquela Comissão Nacional de Literatura Infantil para delimitar o literário nas produções escritas para crianças. Constatouse que, embora o critério do lúdico seja primeiramente sublinhado como definidor da literatura infantil, o pedagógico não é com isso excluído, mas, pelo contrário, ao fim decisivo. Isso leva a concluir que é o conceito ideológico acerca da literatura infantil – nacionalismo, utilitarismo, entre outros – que se pode observar operando nas avaliações da CNLI.
Referências
BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999. 196 p.
CAPANEMA, Gustavo. GCg 1936.04.29 (rolo 42; ft. 814 a 1061), CPDOC/FGV.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 365 p., 438 p.
LAFETÁ, Luiz João. 1930: A crítica e o modernismo. São Paulo: Duas Cidades, 2000. 283 p.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1991. 177 p.
O MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. [Online] Disponível em http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb07a.htm. Acesso em 20 de abril de 2010.
ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984. 160 p.
VERÍSSIMO, José. A educação nacional. 3ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985. 145 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.