MUSEU DA UFRGS
TRAJETÓRIA E IDENTIDADE DE UM MUSEU UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave:
Museu, Patrimônio Cultural, Educação, Memória, UniversidadeResumo
Este artigo trata-se de uma reflexão sobre a trajetória peculiar do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e a constituição de sua identidade ao longo de seus 26 anos de existência, considerando que o mesmo não se caracteriza como um museu universitário tradicional no sentido de não possuir coleções para ensino e pesquisa exclusivamente voltado para o público acadêmico e da educação básica ao mesmo tempo em que procura pesquisar, difundir e valorizar o patrimônio cultural da UFRGS através de seus diferentes acervos, entendendo como acervo o patrimônio intelectual/cultural produzido na universidade e democratizar o acesso à cultura e à ciência por meio da preservação e difusão da memória, da educação patrimonial e de um trabalho sócio-educativo-cultural.
Referências
ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e coleções universitários: por que museus de arte na Universidade de São Paulo? 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-10092003-160231/pt-br.php.
MUSEU DA UFRGS. Plano de Trabalho para o ano 2010: Trabalhando Memórias e Identidades como forma de inserção sócio-cultural. Apresentado à Pró-Reitoria de Extensão, novembro de 2009, com validade até dezembro de 2010.
SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museus universitários brasileiros: novas perspectivas. Texto apresentado no IV Encontro do Fórum Permanente de Museus Universitários e II Simpósio de Museologia na UFMG “Museus Universitários – Ciência, Cultura e Promoção Social”, realizado em Belo Horizonte – MG, no período de 24 a 28 de agosto de 2006. Disponível em: https://www.mariaceliatms.com.br/artigos.
WEHLING, Arno; WEHLING, Maria José. As estratégias da memória social. Brasilis: revista de história sem fronteiras, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2003. Editora Atlântida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.