DIÁLOGOS ENTRE NACIONALIZAÇÃO MUSICAL E PATRIMÔNIO ARTÍSTICO EM MÁRIO DE ANDRADE

Autores

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Música, Patrimônio

Resumo

Neste artigo, trarei a tona uma das discussões presentes na minha dissertação de mestrado A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música nacional. Mário de Andrade, ao pensar a criação de uma música nacional – unindo o folclore com o erudito –organizou uma Discoteca Municipal e a colocou como receptora das manifestações artísticas folclóricas recolhidas no Norte e Nordeste do Brasil, em 1938, com o financiamento do Departamento de Cultura de São Paulo, órgão que Mário dirigia. Esta iniciativa, além de endossar a sua nacionalização musical, fundamentava a idéia de transformar a cultura popular em patrimônio, vontade que expressou, em 1936, no anteprojeto não aprovado de criação do Serviço do Patrimônio Artístico Nacional (SPAN) hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Biografia do Autor

Fernanda Nunes Moya, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduada (2006), Mestre (2010) e Doutora (2014) em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ campus de Assis. Possui experiência na área de História do Brasil República com ênfase em História das Instituições de Cultura no Brasil, História do pensamento intelectual brasileiro, História da Música no Brasil, Folclore e Patrimônio Cultural Brasileiro.

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Publicado

30-12-2010

Como Citar

Nunes Moya, F. (2010). DIÁLOGOS ENTRE NACIONALIZAÇÃO MUSICAL E PATRIMÔNIO ARTÍSTICO EM MÁRIO DE ANDRADE . Patrimônio E Memória, 6(2), 101–127. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3826