AS HISTÓRIAS DE UMA “SENHORA DE RESPEITO”
CARMEN DA SILVA E SUA PRESENÇA NA SEÇÃO “A ARTE DE SER MULHER”
Palavras-chave:
Revista, Feminino, ComportamentoResumo
Neste artigo analiso a trajetória de Carmen da Silva, articulista da Revista Claudia, de 1963 a 1985, na perspectiva de conhecer o caminho percorrido por ela antes de chegar a assinar a seção “A Arte de Ser Mulher” e posteriormente compreender o seu papel e sua presença na revista como pensadora debatendo os temas de forma crítica e muitas vezes contraditória ao discurso da revista.
Referências
DUARTE, Ana Rita Fonteles. Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.
DUARTE, Kelly Baptista. Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma “mulheróloga”. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras – História da Literatura) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.
GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004. p. 15.
MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho d’Água/Fapesp, 2001.
MORAES, Maria Lygia Quartim de. Família e feminismo: reflexões sobre papéis femininos na imprensa para mulheres. 1981. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
SANTOS, Tania Coelho dos. De Dona Letícia a Carmen da Silva: as revistas femininas e a modificação do comportamento da mulher. In: FIGUEIRA, Sérvulo A. (Org.). Uma nova família: o moderno e o arcaico na família de classe média brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. p. 87.
SILVA, Carmen da. A arte de ser mulher: um guia moderno para o seu comportamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
SILVA, Carmen da. Histórias híbridas de uma senhora de respeito. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.