STORIES OF A “RESPECTFUL LADY”

CARMEN DA SILVA, AND HER PRESENCE IN THE MAGAZINE SECTION, “THE ART OF BEING A WOMAN”

Authors

Keywords:

Magazine, Feminine, Behavior

Abstract

In this paper I analyse Carmen da Silva’s career as a writer in Claudia Magazine from 1963 to 1985, with the aim of tracing the path she went through before starting the section “The Art of Being a Woman”, and then understanding her role and her presence in the magazine as a thinker who debated themes in a critical manner that was often contradictory to the magazine's policies.

Author Biography

Maria Paula Costa, Paulista State University UNESP

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp -Campus de Assis (2001), Mestrado em História pela mesma instituição com a dissertação, Da Mulher para a Mulher: uma análise historiográfica do correio de leitores da Revista O Cruzeiro- 1950-1963.(2003) e Doutorado em História pela Unesp- Assis, com o seguinte trabalho: Entre o sonho e o consumo: as representações femininas na Revista Claudia - 1961-1985.(2009). Foi Bolsista de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e desenvolveu pesquisas na área de Gênero, Imprensa e História Cultural. Atualmente é professora Adjunta D da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no Departamento de História em Guarapuava, trabalhando na área de Ensino de História, onde ministra a disciplina de Estágio Supervisionado II.

References

DUARTE, Ana Rita Fonteles. Carmen da Silva: o feminismo na imprensa brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005.

DUARTE, Kelly Baptista. Carmen da Silva: nos caminhos do autobiografismo de uma “mulheróloga”. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras – História da Literatura) – Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.

GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2004. p. 15.

MIRA, Maria Celeste. O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX. São Paulo: Olho d’Água/Fapesp, 2001.

MORAES, Maria Lygia Quartim de. Família e feminismo: reflexões sobre papéis femininos na imprensa para mulheres. 1981. Tese (Doutorado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

SANTOS, Tania Coelho dos. De Dona Letícia a Carmen da Silva: as revistas femininas e a modificação do comportamento da mulher. In: FIGUEIRA, Sérvulo A. (Org.). Uma nova família: o moderno e o arcaico na família de classe média brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. p. 87.

SILVA, Carmen da. A arte de ser mulher: um guia moderno para o seu comportamento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

SILVA, Carmen da. Histórias híbridas de uma senhora de respeito. São Paulo: Brasiliense, 1984.

Published

2010-12-30

How to Cite

Costa, M. P. (2010). STORIES OF A “RESPECTFUL LADY”: CARMEN DA SILVA, AND HER PRESENCE IN THE MAGAZINE SECTION, “THE ART OF BEING A WOMAN” . Patrimônio E Memória, 6(2), 171–195. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3831