ARQUIVOS ESCOLARES, MEMÓRIA E CULTURA

Autores

Palavras-chave:

Arquivos Escolares, História da Educação, Memória

Resumo

O presente texto busca evidenciar a riqueza dos arquivos escolares para a história da educação e da cultura. Assim, enfatiza a relevância de estudos realizados na França a partir destas fontes, apresenta um breve histórico das mais antigas escolas públicas da cidade de Assis e destaca discrepâncias nos índices de aprovação das várias instituições escolares da cidade a partir de informações obtidas nas atas dos exames finais dos anos de 1958 e 1959, consultadas na Diretoria de Ensino de Assis. Com base nestes dados, talvez se possa pensar que a imagem do “passado de ouro” da escola pública sustenta-se mediante o enaltecimento de algumas escolas e o esquecimento de outras contemporâneas.

Biografia do Autor

Emery Marques Gusmão, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, cultura e identidade docente, ensino de história, leitura como prática social, direitos humanos.

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Publicado

30-03-2005

Como Citar

Marques Gusmão, E. (2005). ARQUIVOS ESCOLARES, MEMÓRIA E CULTURA . Patrimônio E Memória, 1(1), 56–65. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/4048

Edição

Seção

Artigos Livres