A ubiquidade publicitária em não-lugares sob o olhar da Linguística Sistêmica Funcional

o caso da Avenida Paulista em São Paulo

Authors

Keywords:

Non-place, Advertising, Avenida Paulista, Systemic Functional Linguistics

Abstract

The legacy under construction, to be left to future generations, by advertising records, at Avenida Paulista, signals for the inducing to exacerbated consumption. The act of turning a public space into a civil non-place is the main focus of this text, whose analysis tool is the Systemic Functional Linguistics in dialogue with a critical eye regarding the marketing supremacy in the urban public landscape.

Author Biographies

Martha Julia Martins, Paulista State University UNESP

É professora do curso de Letras/Português-Inglês da Universidade Federal de Roraima e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL na mesma instituição. É doutora em Estudos Linguísticos e Literários pelo Programa de Pós Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina e mestra pelo mesmo programa. Possui graduação em Letras / Português - Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. Tem como interesses de pesquisa, os Estudos de Gênero Social (gender studies), os estudos decoloniais, a relação entre discurso e sociedade, relações de poder, neoliberalismo, discriminação e questões relacionadas a grupos sociais marginalizados (mulheres, LGBTQI+, etc). É membro do Projeto de Pesquisa "Minorias Sociais e trânsitos identitários, literários e culturais entre Amazônia, África e Portugal" com fomento do CNPq, edital Universal 2023. É coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq, GREG - Grupo de Estudos de Gênero e coordena os projetos de extensão Clube de Leitura de Literatura Jovem Adulto e Feminismo na Universidade para alunos, servidores e comunidade em geral. 

José Ferreira Junior, Paulista State University UNESP

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e professor associado de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus do Bacanga.

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Published

2016-12-30

How to Cite

Martins, M. J., & Ferreira Junior, J. (2016). A ubiquidade publicitária em não-lugares sob o olhar da Linguística Sistêmica Funcional: o caso da Avenida Paulista em São Paulo . Patrimônio E Memória, 12(2), 117–130. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3487