O patrimônio tombado e a narrativa preservacionista na Lapa/PR

a identidade regional entre a memória e o memorável

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio tombado, Produção da memória, História local/regional, Identidade regional

Resumen

O estudo objetivou redimensionar interpretações da história local/regional, buscando uma nova compreensão para o estudo da memória, do patrimônio tombado e de suas condições de produção. Na Lapa, é possível identificar, no monumento edificado, a memória local e regional traduzida como um documento que, permanecendo presente, pode exprimir temporalidades e significações culturais, identitárias e ideológicas, reveladas pelo patrimônio tombado. Cabe ressaltar que a memória pode desempenhar papel ideológico institucionalizador, assim como pode configurar-se enquanto campo de estudo científico da história. Para tanto, é fundamental que se compreenda acerca da produção historiográfica, dos discursos ideológicos e dos signos que institucionalizam a memória, tornando-a memorável. E, na análise sobre a produção historiográfica regional, o foco central foi o episódio do Cerco da Lapa, simbolizado como o marco histórico que permeou a vitória republicana federalista em oposição aos chamados maragatos, marco histórico reiteradamente lembrado e sacralizado pela narrativa preservacionista dos patrimônios tombados do Setor Histórico da Lapa.

Biografía del autor/a

Maria Julieta Weber Cordova, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Pós-Doutoramento no ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. Pós-Doutoramento em História na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação; Especialização em História e Região; Especialização em Educação Patrimonial e Licenciatura em História na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Associada, vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Continuada: História, Intelectuais e Memória. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa História e Intelectuais: Cultura, Política e Memória (CNPq).

Citas

*Fontes*

BRASIL. Decreto-lei nº. 25/37 - Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Brasília: [s.n.], 1937.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

INSCRIÇÃO no Livro Tombo. In: Cadernos do Patrimônio. Série Estudos; 4. Lapa: um passeio pela memória. Curitiba: SEEC, 1993.

PARANÁ. Lei nº. 1.211/53 - Dispõe sobre o patrimônio histórico, artístico e natural do Estado do Paraná. Curitiba: [s.n.], 1953.

PROCESSO de Tombamento Número 01/89. In: Cadernos do Patrimônio. Série Estudos; 4. Lapa: um passeio pela memória. Curitiba: SEEC, 1993.

*Referências*

ARIÈS, Philippe; CHARTIER, Roger. História da vida privada: da Renascença ao século das luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

BURKE, Peter (Org.). A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

_____. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Perter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992.

CADERNOS do Patrimônio. Lapa: um passeio pela memória. Curitiba: SEEC, 1993. (Série Estudos; 4).

CARDOSO, Jayme Antonio; WESTPHALEN, Maria Cecília. Atlas Histórico do Paraná. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ed. do Chain, 1986.

CARNEIRO, David. O Paraná e a Revolução Federalista. 2 ed. Curitiba: Secretaria da Cultura e do Esporte; Indústria Gráfica Gonçalves, 1982.

_____. O Cerco da Lapa e seus heróis. Rio de Janeiro: Ravaro, 1934.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CASTRO, Sonia Rabello de. O Estado na preservação de bens culturais: o tombamento. Rio de Janeiro: Renovar, 1991.

CORDOVA, Maria Julieta Weber. O paranismo e o processo de produção historiográfica paranaense: o episódio do Cerco da Lapa. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 151-190, 2007.

_____. A produção da memória e o patrimônio tombado na Lapa/PR: perspectivas para o currículo escolar. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. Os rituais do tombamento e a escrita da história. Curitiba: UFPR, 2000.

LA PASTINA. O tombamento. In: CADERNOS do Patrimônio. Lapa: um passeio pela memória. Curitiba: SEEC, 1993. (Série Estudos; 4).

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1996.

LUPORINI, Teresa Jussara. Os “lugares de memória” do Estado do Paraná: demandas e políticas pela preservação do patrimônio cultural. Campinas, 1997. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

MACHADO, Brasil Pinheiro. Prefácio. In: CARDOSO, Jayme Antonio; WESTPHALEN, Maria Cecília. Atlas Histórico do Paraná. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ed. do Chain, 1986.

MARTINS, Romário. História do Paraná. 3. ed. Curitiba: Guaíra, [19--a].

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p.7-39. 1993.

OLIVEIRA, Ricardo Costa de. O silêncio dos vencedores: genealogia, classe dominante e estado no Paraná. Curitiba: Moinho do Verbo, 2001.

ORIÁ, Ricardo. Memória e ensino de história. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.

PAOLI, Maria Célia. Memória, história e cidadania: o direito ao passado. In: Secretaria Municipal de Cultura. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.

PAZ, Francisco (org.). Cenários de economia política: Paraná. Curitiba: Prefhacio, 1991.

PEREIRA, Luís Fernando Lopes. Paranismo: o Paraná inventado: cultura e imaginário no Paraná da I República. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1997.

PROTEGENDO a Memória. In: Cadernos do Patrimônio. Série Estudos; 4. Lapa: um passeio pela memória. Curitiba: SEEC, 1993.

SOUZA, Alcídio Mafra de; LYRA, Cyro Corrêa (org.). Guia dos bens tombados, Paraná. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1994.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Weber Cordova, M. J. (2013). O patrimônio tombado e a narrativa preservacionista na Lapa/PR: a identidade regional entre a memória e o memorável . Patrimônio E Memória, 9(1), 5–30. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3584