The Heritage of Recife from the perspective of Francisco Rêbelo 1930 – 1940

Authors

Keywords:

Cultural Heritage, Photography, Recife

Abstract

Reflecting on the cultural heritage represented in Francisco Rebêlo’s images is the main focus of this paper. The methodology of the analysis of the photographs comprises four factors; interpreting the meaning of recorded content (subject), contemplating the location (geographical area), considering the moment when the photograph was taken (chronological time), as well as the biography of the photographer. The results of this analysis show that the images have a documentary nature, as the journalistic and aesthetic concerns of the photographer are specific to the period in which he lives; i.e. the photographer is a representative of his era, and participates in social and cultural circles that leave their mark on their images, be it the subject of the photograph or its aesthetics.

Author Biographies

Francisco Manoel Rebêlo, Paulista State University UNESP

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2012), possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (1996), e MBA em Gestão Empresarial na Business School São Paulo (2015), curso de cozinheiro chef internacional CIA/SENAC Águas de São Pedro -SP ( 2000). Foi coordenador do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi e do Centro de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, além de docente em todos os cursos da área de Gastronomia da Universidade, graduação, pós graduação ou MBA (2000 - 2014).

Sênia Regina Bastos, Paulista State University UNESP

Sênia Bastos é bacharel, mestre e doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (nível 1 D - CNPq), membro do Comitê de Assessoramento de Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional do CNPq, na Universidade Anhembi Morumbi é professora do Programa de Pós Graduação em Hospitalidade (Mestrado e Doutorado) e da Graduação em Gastronomia e líder do Grupo de Pesquisa Dimensões e Contextos da Hospitalidade (CNPq).

References

AZEVEDO, José Eduardo. Apresentação. In: Acervo de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade: 1935 – 1938. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2000, p. 10-13.

BASTOS, Sênia. Hospitalidade: uma perspectiva para a requalificação do centro histórico de São Paulo. Revista Hospitalidade. Ano III, n. 2, p. 51-62, 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular. História e imagem. Bauru/SP: EDUSC, 2004.

CARVALHO, Vania Carneiro; LIMA, Solange Ferraz. São Paulo antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, história e cultura material. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 147-174, 1993.

CARVALHO, Vania Carneiro; LIMA, Solange Ferraz. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica do consumo: os álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado de LetrasFapesp, 1997.

CARVALHO, Vania Carneiro; LIMA, Solange Ferraz. Fotografias como objeto de coleção e de conhecimento: por uma relação solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 32, p. 15-34, 2000.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/Unesp, 2001.

CORREIA, Bruno Celso Vilela. Mais que uma oferenda. Representações e resistências afro na cozinha brasileira. Recife 1926-1945. 2009. 143f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

COSTA, Helouise. Pictorialismo e imprensa. O caso da revista O Cruzeiro (1928-1932). In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991, p.261-292.

CRAVATTA, Maria. O mundo do trabalho em imagens: a fotografia como fonte histórica. (Rio de janeiro 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FONSECA, Maria Cecília Lourdes. O patrimônio em processo. Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1997.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. Leitura da fotografia histórica. São Paulo: Edusp, 1993.

MAUAD, Ana Maria. O olho da história: análise da imagem fotográfica na construção da memória. Acervo – Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1-2, p. 25-40, 1993.

MAUAD, Ana Maria. Genieve Naylor, fotografa: expressões de viagem (Brasil, 1941 – 1942). Revista Brasileira de História. v. 25, n.49, p. 43-75, 2005.

MELLO, Monteiro. Quadros nossos. Jornal do Recife. Recife, Ano LXXII, n. 105, 08/05/1929.

RUBINO, Silvana. O mapa do Brasil no passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 24, p. 96-115, 1996.

SILVA, Fabiana Bruce. Fotografia, história e cultura nas imagens do Foto Cine Clube do Recife, em 1950. I Encontro Regional em História Social e Cultural, 2007, Recife - PE. Anais Eletrônicos. Recife - PE: Editora da UFRPE, p. 1-10, 2007.

SILVA, Lucas Victor. O carnaval na cadência dos sentidos. Uma história sobre as representações das folias do Recife entre 1910 e 1940. 2009. 381f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

SILVA, Renata Augusta dos Santos. Homens de pequenas profissões. A fotografia e as representações sobre os ambulantes, na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 32, p. 154-171, 2000.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos. A fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). Rio de Janeiro: Funarte, 1995.

Published

2012-12-30

How to Cite

Rebêlo, F. M., & Bastos, S. R. (2012). The Heritage of Recife from the perspective of Francisco Rêbelo 1930 – 1940 . Patrimônio E Memória, 8(2), 87–110. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3664