Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir

Autores/as

Palabras clave:

Pierre Faure, Intelectual Católico, Educação Nova Católica, Circulação de Modelos Pedagógicos, Periódico Educacional

Resumen

Pierre Faure, jesuíta francês, elaborou uma proposta inovadora de Educação Nova Católica a partir de diversas matrizes escolanovistas. A sua referência como educador percorreu mundo afora, sendo o Brasil um dos países em que sua proposta foi reconhecida pelos que buscavam tonificar a posição católica no campo escolar brasileiro. Um dos difusores das suas ideias foi o boletim SERVIR, criada pela Associação de Educação Católica (AEC). O objetivo deste artigo é compreender a circulação dos artigos de Pierre Faure na revista SERVIR, entre 1952 e 1963, anos da primeira e última publicação do padre neste boletim. Utiliza-se como referencial teórico o conceito de circulação proposto por Roger Chartier (1992) entendido como uma série de operações de disseminação de textos escritos em revistas especializadas. Até o momento, é possível afirmar que Faure abriu o diálogo para as possibilidades de convergência do trabalho em sala de aula com o catolicismo e escolanovismo.

Biografía del autor/a

Daniele Hungaro Silva, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Daniele Hungaro da Silva é Doutoranda em História e Historiografia da Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC). Mestra em Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Norberto Dallabrida, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Norberto Dallabrida é Professor de História da Educação do Centro de Ciências Humansa e Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). PósDoutor pela Universidad de Alcalá de Henares, na Espanha, e Pós-Doutor pela Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne, França. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Pedagogia pela UDESC. Bolsista de Prodtutividade em Pesquisa do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –, nível 1D.

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Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação; Universidade do Estado de Santa Catarina.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Hungaro Silva, D., & Dallabrida, N. (2020). Circulação de artigos de Pierre Faure na Revista Servir . Patrimônio E Memória, 16(2), 175–191. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3173