Histórias de um prédio público por excelência
ações de interpretação e valorização da memória para os 10 anos de Cefet/RJ – campus Petrópolis
Palabras clave:
Patrimônio Cultural, História Pública, Cefet/RJ, Petrópolis/RJResumen
O campus Petrópolis do Cefet/RJ funciona em uma edificação do século XIX, localizada na principal via comercial prevista no projeto urbano idealizado pelo engenheiro Júlio Koeler. Caracterizando-se, desde sua construção, pela finalidade pública que se reafirma em sua ocupação pelo centro educacional, desde 2008. Em consonância com os propósitos universitários fundamentais da instituição de ensino, o projeto “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência” desenvolveu ações extensionistas de interpretação desse patrimônio que compõe o Conjunto Urbano e Paisagístico tombado, com a finalidade de uma história pública e a construção identitária da instituição. Como metodologia, as ações do projeto foram orientadas pelos princípios e técnicas da comunicação interpretativa, de modo a sensibilizar o público participante e favorecer a interpretação do prédio, sua história e significados. Seu principal eixo de atuação consistiu em visitas mediadas ao prédio, realizadas por alunos bolsistas e voluntários. De março de 2016 a dezembro de 2018 foram realizadas ações que sensibilizaram o público interno e externo. Se por um lado, o projeto contribuiu para capacitar alunos como mediadores e multiplicadores. Por outro, vem possibilitar ao público em geral conhecer e reconhecer o campus Petrópolis como lugar de acolhimento e compartilhamento de memórias, participando da construção de interpretações, valorização e divulgação deste sítio urbano histórico e público.
Citas
COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo; Edições SESC SP, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
______ . O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
GAZETA DE PETRÓPOLIS, 4 ago. 1892; 5 abr. 1893; 9 nov. 1895.
MURTA, Stela Maris. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
O PAIZ, 10 abr. 1913.
PAES, Maria Tereza Duarte. Patrimônio cultural, turismo e identidades territoriais – um olhar geográfico. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., Anais... Montevidéu, 2009.
RABAÇO, Henrique José. História social e política de Petrópolis. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis; Museu Imperial; Instituto Histórico de Petrópolis, 1980.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VASCONCELOS, Francisco de. Petrópolis, sua administração na República Velha. Petrópolis: Edição do autor, 1981. v. 2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.