Histórias de um prédio público por excelência

ações de interpretação e valorização da memória para os 10 anos de Cefet/RJ – campus Petrópolis

Autores/as

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, História Pública, Cefet/RJ, Petrópolis/RJ

Resumen

O campus Petrópolis do Cefet/RJ funciona em uma edificação do século XIX, localizada na principal via comercial prevista no projeto urbano idealizado pelo engenheiro Júlio Koeler. Caracterizando-se, desde sua construção, pela finalidade pública que se reafirma em sua ocupação pelo centro educacional, desde 2008. Em consonância com os propósitos universitários fundamentais da instituição de ensino, o projeto “Cefet/RJ campus Petrópolis: histórias de um prédio público por excelência” desenvolveu ações extensionistas de interpretação desse patrimônio que compõe o Conjunto Urbano e Paisagístico tombado, com a finalidade de uma história pública e a construção identitária da instituição. Como metodologia, as ações do projeto foram orientadas pelos princípios e técnicas da comunicação interpretativa, de modo a sensibilizar o público participante e favorecer a interpretação do prédio, sua história e significados. Seu principal eixo de atuação consistiu em visitas mediadas ao prédio, realizadas por alunos bolsistas e voluntários. De março de 2016 a dezembro de 2018 foram realizadas ações que sensibilizaram o público interno e externo. Se por um lado, o projeto contribuiu para capacitar alunos como mediadores e multiplicadores. Por outro, vem possibilitar ao público em geral conhecer e reconhecer o campus Petrópolis como lugar de acolhimento e compartilhamento de memórias, participando da construção de interpretações, valorização e divulgação deste sítio urbano histórico e público.

Biografía del autor/a

Patrícia Souza Lima, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Patrícia Souza Lima é Professora dos ensinos básico, técnico e tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Educação Básica, curso de Mestrado Profissional (PPGEB) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em História Social pela UFRJ, Mestra em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Especialista em Comunicação Jornalística pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em História na Universaidade Federal Fluminense (UFF).

Ludmila Vargas Almendra, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Ludmila Vargas Almendra é Professora dos ensinos básico, técnico e tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil. Mestra e Doutora em Artes Visuais, na área de História e Teoria da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

Citas

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Souza Lima, P., & Vargas Almendra, L. (2019). Histórias de um prédio público por excelência: ações de interpretação e valorização da memória para os 10 anos de Cefet/RJ – campus Petrópolis. Patrimônio E Memória, 15(2), 510–529. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3300