Imprensa e resistência negra em Clóvis Moura
de documento histórico a grupo específico de autodefesa (1959-1983)
Palabras clave:
Clóvis Moura, Imprensa Negra, História da ImprensaResumen
O presente artigo analisa os usos da imprensa como documento histórico e a imprensa negra como objeto de pesquisa no primeiro ciclo de estudos de Clóvis Moura, que abrange os livros Rebeliões da Senzala (1959), O Preconceito de Cor na Literatura de Cordel (1976), O Negro: de Bom Escravo a Mau Cidadão? (1977), Os Quilombos e a Rebelião Negra (1981) e Brasil: Raízes do Protesto Negro (1983). Tomando-se por base as considerações de Tânia de Luca acerca da história dos periódicos, demonstra-se o percurso historiográfico trilhado por Clóvis Moura sobre a história do negro no Brasil por meio da imprensa e sobre a história dos periódicos produzidos pela população negra, eles mesmos, como manifestações culturais e políticas de grupos específicos.
Citas
*Fontes*
Folha de S. Paulo. 13/05/1972.
Jornal da Tarde. 12/06/1975.
*Referências*
BASTIDE, Roger. A imprensa negra no Estado de São Paulo. In: Estudos Afro-Brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1983. p.129-156.
CAMARGO, Oswaldo. A descoberta do frio. São Paulo: Edições Populares, 1979.
CARELI, Wagner. Em exposição na Pinacoteca, a história da imprensa negra. O Estado de São Paulo, 29/05/1977.
CASTRO, Jeanne Berrance de. Imprensa Mulata. In: Suplemento, O Estado de S. Paulo, 02/11/1968.
FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo. 4ª ed. rev. São Paulo: Global, 2008.
LUCA, Tânia Regina de; MARTINS, Ana Luiza. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
LUCA, Tânia Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: INSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2ªed. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2008b.
MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. São Paulo: Edições Zumbi, 1959.
______. O preconceito de cor na literatura de cordel (tentativa de análise sociológica). São Paulo: Editora Resenha Universitária, 1976.
______. O negro: de bom escravo a mau cidadão? (Coleção Temas Brasileiros, vol. 21.) São Paulo: Conquista, 1977.
______. Prefácio. In: CAMARGO, Oswaldo. A descoberta do frio. São Paulo: Edições Populares, 1979.
______. Organizações negras. In: SINGER, Paul; BRANT, Vinicius de Caldeira. São Paulo: o povo em movimento. São Paulo: Editora Brasileira de Ciências, 1983a.
______. Os quilombos e a rebelião negra. (Coleção Tudo é História) São Paulo: Brasiliense, 1981.
______. Brasil: raízes do protesto negro. (Coleção Passado & Presente). São Paulo: Global Editora, 1983b.
______. Imprensa negra. São Paulo: Imprensa Oficial, 1984.
______. Prefácio. In: FERRARA, Mirian Nicolau. A imprensa negra paulista (1915-1963). São Paulo: FFLCH, USP, 1986. (Antropologia, 13). p.17-21.
______. Sociologia do negro. São Paulo: Ática, 1988.
______. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.
______. Dicionário da Escravidão Negra no Brasil. São Paulo: Edusp, 2004.
NOGUEIRA, Fábio. Clóvis Moura e a sociologia da práxis negra. Programa de PósGraduação em Sociologia do Direito, UFF, Niterói, 2009.
OLIVEIRA, Eduardo de Oliveira. Projeto: Quinzena do Negro (22/05 a 06/06 de 1977) – USP – MIS – Pinacoteca. SP, 1977. CEDOC / Pinacoteca do Estado.
RODRIGUES, Elisa Lucas. Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra: 26 Anos de História. São Paulo. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, 2010.
SANTOS, Joel Rufino dos. A Inserção do Negro e seus Dilemas. In: Parcerias Estratégicas, Brasília, número 6, março/1999, 110-154.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
VIEIRA, Cleber Santos. Clóvis Moura e a fundação do IBEA – Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas. Revista da ABPN. v. 9, n. 22 • mar/jun, 2017: p.349-368.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.