O Circo: memórias de uma arquitetura em movimento

Autores/as

Palabras clave:

tipo ideal, circo, memória, arquitetura, espetáculos

Resumen

O circo é um repositório de significados, imagens, representações, dentre as quais se destaca a de sua arquitetura nômade; símbolo de uma cultura viajante cuja eficácia consiste em, temporariamente, se misturar à paisagem local. Ao longo do tempo assistimos a edificação de vários estilos de arquitetura circense que, de um lado, parecem acompanhar as mudanças de significado dessa cultura, do outro, revelam um modo singular de habitar o mundo. Sem pretender realizar uma historia do circo no Brasil, a análise se desenvolve a partir das memórias circenses registradas em narrativas escritas, orais e visuais, nos fornecendo uma visão panorâmica das arquiteturas e dos espetáculos de circo em conformidade com o ambiente e as mudanças históricas ocorridas ao longo do século XX.  

Biografía del autor/a

Gilmar Rocha, Universidade Federal Fluminense

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Dedica-se, principalmente, ao campo de estudos das culturas populares com interface nas áreas da Teoria Antropológica; Folclore e Patrimônio Cultural; Corpo, Performance, Paisagem, Imaginação e Memória; Educação. Coordenou o Grupo de Estudos do CNPq Artesanias: corpos, paisagens e culturas populares. BMembro da Rede Argonautas de Pesquisas em Antropologia da Educação.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Rocha, G. (2018). O Circo: memórias de uma arquitetura em movimento. Patrimônio E Memória, 14(2), 503–532. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3386