The Third Order of Ours Lady of Carmel of Ouro Preto (MG)

historical, artistic, iconographic and devotionals aspects of sculptures of the Christs’Passion

Authors

Keywords:

Devotional Sculpture, Christs of the Passion, Altarpieces, Third Order of Ours Lady of Carmel, Ouro Preto, Minas Gerais

Abstract

The Brazilian XVIII century devotional imaginary and early XIX century was part of the desire of a visual realism and was significant element to the fundamentals of Baroque culture and mentality. This study aims to focus the relationship between the sculptures of Christs of the Passion of the Third Order of Ours Lady of Carmel of Ouro Preto (MG), with a view to the history of the Order, the constitution of her temple and, especially, the construction of its altarpieces located on the Ship and Consistory of that Church. The methodology applied is based on a bibliographic survey in the areas of history, art and iconography, embracing a documentary research and investigation in loco with photographic record. Thus it was that the altarpieces were made to those images, and those were sacred objects of devotion, having as premise the expressive participation of that sculptural ensemble in the festive and religious traditions of that third order Carmelite.

Author Biographies

Lia Brusadin, Paulista State University UNESP

Doutora em Artes na linha de pesquisa preservação do patrimônio cultural (2019) e Mestra em Artes na linha de pesquisa arte e tecnologia da imagem (2014) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Cultura e Arte Barroca (2013) pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharela e Licenciada em História (2008) pela Universidade Estadual Paulista de Franca (UNESP). Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais (2010) pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). É pesquisadora Visitante e Pós-doutoranda em História da Arte no School of Arts & Art History da University of Florida (UF) | Estados Unidos.

Regina Quites, Paulista State University UNESP

Possui pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo- USP, (2016), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2006). Especialização em Conservação Restauração de Bens Culturais (1990) Especialização em Cultura e Arte Barroca (1991) e Mestrado(1997) no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É graduada em Artes Plásticas- bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) É professora associada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes e tem atuação no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis- CECOR, trabalhando em ensino, pesquisa, extensão e administração. 

References

ALVES, Célio Macedo. Um Estudo Iconográfico. In: COELHO, Beatriz (Org.). Devoção e Arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: Edusp, 2005.

ÂNGELO ALVES, Rosana de Figueiredo. A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo do Sabará: Pompa Barroca, Manifestações Artísticas e as Cerimônias da Semana Santa (Séculos XVIII a meados do século XIX). 1999. 172 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 1999.

ÀVILA, Afonso; GONTIJO, João Marcos Machado; MACHADO, Reinaldo Guedes. Barroco Mineiro: Glossário de Arquitetura e Ornamentação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro; Governo de Minas Gerais. 1997.

BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Record, 1956. (V. II – Repertório Monumental. Documentação Fotográfica. Índice Geral).

BOSCHI, Caio César. Os Leigos e o Poder: Irmandades Leigas e Política Colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Editora Ática, 1986.

______. O Barroco Mineiro: Artes e Trabalho. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

BRUSADIN, Lia Sipaúba Proença. Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG). 260 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Roteiro Sagrado: monumentos religiosos de Ouro Preto. Belo Horizonte: Tratos Culturais/Editora Francisco Inácio Peixoto, 2000.

______. Cultura Artística e Calendário festivo no Barroco Luso-Brasileiro: As ordens Terceiras do Carmo. In: Imagem Brasileira – Centro de Estudos da Imaginária brasileira – CEIB, n. 2, Belo Horizonte, 2003.

______. Aspectos as Semana Santa através do Estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: Cultura Artística e Solenidades (Minas Gerais séculos XVII ao XX). Barroco. Belo Horizonte, 2005 (v. 19).

______. Mecenato leigo e diocesano nas Minas Setecentistas. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos. História das Minas Gerais – As Minas Setecentistas. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007 (Vol. 2).

______. O Mecenato dos Leigos: Cultura Artística e religiosa. In: Arte Sacra no Brasil Colonial. História e Arte. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011a.

______. A Ordem Carmelita. In: Arte Sacra no Brasil Colonial. História e Arte. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011b.

CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Mestre Valentim. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2003.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

CONSTITUIÇOENS Primeiras do Arcebispado da Bahia Feitas e ordenadas pelo Illustrissimo, e reverendissimo Senhor D. Sebastião Monteiro da Vide, Arcebispo do dito Arcebispado, e do Conselho de sua Magestade, propostas e aceitas em o synodo Diocesano, que o dito senhor celebrou em 12 de junho do anno de 1707. Lisboa, Miguel Rodrigues, MDCCLXV.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo: Círculo do Ouro, s/d (Vol. I e II).

Estatutos da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Vila Rica: ano 1755 (maço/estatutos – documento completo) e ano 1879 (livro/estatutos – documento completo).

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho (org.). Visões do Rio de Janeiro Colonial: antologia de textos, 1531-1800. Rio de Janeiro: EdUerj: J. Olympio, 1999.

HILL, Marcos. Alguns comentários sobre as origens do retábulo enquanto invenção paralitúrgica. In: Coletânea: Revista de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; Editora Lúmen Christi, Ano X, Fascículo 20, jul-dez, 2011.

LANGE, Francisco Curt. História da Música nas irmandades de Vila Rica: freguesia do Pilar de Ouro Preto. Belo Horizonte: APM, 1979.

LIMA JÚNIOR, Augusto de. História de Nossa Senhora em Minas Gerais: origgens das principais invocações. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Editora PUC Minas, 2008.

Livro para a Receita e Despesa e todo Rendimento da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Vila Rica: anos 1754 a 1837 (livros/receita e despesa – documento completo); anos 1753 a 1843 (livros receita/despesa – documento completo); anos 1756 a 1780 (livro/receita e despesa – documento completo); anos 1795 a1815 (livro/receita e despesa – documento completo).

Livro de Inventário das Alfaias da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Vila Rica: anos 1754 a 1806 (livro/inventário – documento completo); anos 1810 a 1862 (livro/inventário – documento completo); anos 1889 a 1939 (livro/inventário – documento completo); anos 1770 – 1841 a 1869 – 1900 – 1909 (inventários).

LOPES, Francisco. A História da Construção da Igreja do Carmo de Ouro Preto. Rio de Janeiro: Publicação do SPHAN, 1942.

MÂLE, Émile. El arte religioso del siglo XII al siglo XVIII. Fundo de Cultura Econômica: México – Buenos Aires, 1952.

MARQUES, Elizabeth Gonçalves. História e Arte Sacra do Conjunto Carmelita de Santos – SP. 2007. 215 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), 2007.

MARTINS, William de Souza. Membros do Corpo Místico: Ordens Terceiras no Rio de Janeiro (C. 1700 – 1822). São Paulo: Edusp, 2009.

MAXWELL, Kenneth Robert. A Devassa da Devassa. A Inconfidência Mineira: BrasilPortugal – 1750-1808. Tradução João Maria. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

MOURÃO, Paulo Kruger Corrêa. As Igrejas Setecentista de Minas. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1986. (Coleção Reconquista do Brasil, 3 a série especial)

NEVES, Maria Agripina; COTTA, Augusta de Castro. Do Monte Carmelo a Vila Rica: aspectos históricos da Ordem Terceira e da Igreja do Carmo de Ouro Preto. Ouro Preto: Edição da autora, 2011.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Escultura Colonial Brasileira: Um Estudo Preliminar. In: ÁVILA, Affonso (org.). Barroco: teoria e análise. São Paulo Perspectiva; Belo Horizonte Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, 1997.

______. O Rococó Religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

______. A Escola Mineira de Imaginária e suas Particularidades. In: COELHO, Beatriz (org.). Devoção e Arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: Edusp, 2005.

______. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2008 (Roteiros do Patrimônio; v1 e v2).

______. CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana. Brasília, DF: IPHAN/Programa Monumenta, 2010 (Roteiros do Patrimônio; v1).

PASSOS, Zoroastro Vianna. Em torno da historia do Sabará. Rio de Janeiro: Serviço do Patrimonio Historico e Artistico Nacional, 1940.

QUITES, Maria Regina Emery. Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil. 2006. 396 f.Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de

Campinas (UNICAMP), 2006.

TRINDADE, Cônego Raimundo. São Francisco de Assis de Ouro Preto: crônica narrada pelos documentos da Ordem. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde. Publicações da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 17, 1951.

Published

2016-12-30

How to Cite

Brusadin, L., & Quites, R. (2016). The Third Order of Ours Lady of Carmel of Ouro Preto (MG): historical, artistic, iconographic and devotionals aspects of sculptures of the Christs’Passion. Patrimônio E Memória, 12(2), 177–207. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3490