As antestérias, um ritual carnavalesco de transgressão e afirmação da ordem social na antiga Atenas (sec. VI e V A.C.)
Palabras clave:
Grécia Antiga, Dioniso, Antestérias, Carnaval, IconografiaResumen
Ao analisarmos a sequência do ritual das Antestérias, procuraremos interpretar, recorrendo à iconografia dos vasos áticos em figuras negras e vermelhas, dos séculos sexto e quinto, o sentido das diferentes formas de transgressão social e simbólica perpetradas ritualmente ao longo dos três dias desta festividade dionisíaca, enfocando questões relativas a gênero, idade e condição social. Refletiremos sobre a relação entre ordem social e transgressões, a partir de certas constatações fornecidas pela cultura material e pela iconografia, dando atenção especial às representações da criança e do jovem.
Citas
ARISTOPHANE. Théatre Complet, 1. Traduction, introduction, notices e notes par MarcJean Alfonsi. Paris: GF-Flammarion, 1995 (1966).
ATHENAEUS. The Deipnosophists. Translation by Charles Burton Gulick. 7 volumes. Londres: William Heinemann Ltd. / Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1959.
BUSCHOR, Ernst. Satyrtänze und frühes Drama, in: Sitzungsberichtungen der Bayerischen Akademie der Wissenschaft. Philologische-historische Abteilung. 1943, 5, p. 71-3.
CERQUEIRA, Fábio Vergara. Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardoarcaica e clássica (540-400 a.C.). O testemunho dos vasos áticos e de textos antigos. 3 vols. Tese de doutoramento. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
COMOTTI, G. Music in Greek and Roman Culture. Londres e Baltimore: Hopkins University Press, 1991.
DEUBNER, L. Attische Feste. Hildesheim: Gerog Olms Verlagsbuchhandlung, 1959.
GRAEF, Botho & LANGLOTZ, Ernst. Die Antiken Vasen von der Akropolis zu Athen. Die Schwarzfigurigen Vasen. Archäologische Institut des Deutschen Reiches. Berlim: Druck und Verlag von Walter de Gruyter & Co., 1925.
GREEN, John Richard. A series of added red-figure choes, AA, 1970.
GREIFENHAGEN, Adolph. Ein Satyrspiel des Aischylos?, BWPr 118, 1963, fig. 10-11.
HAMILTON, Richard. Choes and Anthesteria: Athenian Iconography and Ritual. Michigan: University of Michigan Press, 1992.
HOORN, G. van. Choes and Anthesteria. Leyden, 1951.
LEZZI-HAFTER, Adrienne. Anthesterien und Hieros Gamos. Ein Choenbild des MethyseMalers, in: CHRISTIANSEN, J. & MELANDER, T. Proceedings of the 3rd Symposion on Ancient Greek and Related Pottery. (Copenhague, 31 de agosto – 4 de setembro, 1984.), Copenhague, 1988.
NORDQUIST, Gullög C. Instrumental music in representations of Greek cult, Kernos, Supl. 1 (HÄGG, Robin. The iconography fo Greek Cult in the archaic and classical periods. Proceedings of the First International Seminar on Ancient Greek Cult. Organized by the Swedish Institute at Athens and the European Cultural Centre of Delphi.), 1992.
______. The salpinx in Greek cult, In: AHLBÄCK, Tore. (ed.) Dance, music, art and religion. Based on papers read at the Symposion on Dance, Music and Art in Religions. Held at Abo, Finland, on the 16th-18th August 1994, Abo/Estocolmo: 1994.
PARKE, H. W. Festivals of the Athenians. Londres, 1977.
PICKARD-CAMBRIDGE, A. W. Dramatic Festivals of the Athenians. Rev. by J. Gould and D. M. Lewis. Oxford: Oxford Press, 1968.
PLUTARCO. Vidas Paralelas. 4 vols. Tradução de Gilson César Cardoso. São Paulo: Ed.
PAUMAPE, 1991. (Alcibíades, Címon, Licurgo, Nícias, Péricles)
PLUTARQUE. Vies. Texte établi et traduit par R. Flacelière, E. Chambry et M. Juneaux. Paris: Les Belles Lettres, 1957-1979. (Alcibíades, Címon, Licurgo, Nícias, Péricles)
RÜHFEL, Hilde. Kinderleben im klassischen Athen. Bilder aud klassischen Vasen. Mainz: P. von Zaberns, 1984.
SIMON, Erika. Festivals of Attica. An Archaeological Commentary. Madison, Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1983.
VILLANUEVA-PUIG, Marie Christine. Images de la vie quotidienne en Grèce dans l’Antiquité. Paris: Hachette, 1992.
XENOPHON. Memorabilia. Oeconomicus. Symposium. Apology. Translated by E. C. Marchant, O. J. Todd. Londres: Loeb Classical Library, 1923.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.