Tradições e histórias locais
as esperanças nas bandeiras do divino em São Luiz do Paraitinga (São Paulo/Brasil)
Palabras clave:
Festa do Divino, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, Memórias e IdentidadesResumen
As celebrações em louvor ao Divino Espírito Santo evidenciam vínculos com o catolicismo lusitano, mas apresentam atributos peculiares que transitam nas fronteiras do sagrado e do profano, comuns a outras festas populares reconhecidas como bens patrimoniais imateriais. A análise de meticulosos afazeres coletivos expressos na cultura e na religiosidade popular implica a percepção das peculiaridades desse ritual e dos embates entre sujeitos sociais que dela participam. Embora sejam realizados em diversas regiões do Brasil, destacar-se-á os festejos realizados em São Luiz do Paraitinga, Estado de São Paulo.
Citas
ARAÚJO, Alceu Maynard. Estudos de Folclore – Poranduba Paulista – Tomo I: Festa. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 1949.
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hicitec/UNB, 1987.
BHABHA, Homi k. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.
______. Hibridismo cultural. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
CANCLINI, Nestor G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos e CONTINS, Márcia. “Entre o Divino e os homens: a arte nas festas do Divino Espírito Santo”. Horizontes Antropológicos, 2008, vol.14.
HALL, Stuart. Da Diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: UNESCO, 2003.
LOPES, José Rogério. Deus Salve Casa Santa, Morada de Foliões. Rito, Memória e Performance Identitária em uma Festa Rural no Estado de São Paulo. Campos. Curitiba: UFPr, v.8, n.1, 2007.
PELEGRINI, Sandra C. A. e FUNARI, Pedro. O que é patrimônio imaterial. São Paulo: Brasiliense, 2008.
PELEGRINI, Sandra C. A.; NAGABE, Fabiane; PINHEIRO, Áurea P. Turismo & Patrimônio em tempos de globalização. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.
SANTOS, João Rafael Coelho Cursino dos. A Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga: o desafio da cultura popular na contemporaneidade. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: FFLCH/USP, 2008.
SILVA, Adriana de Oliveira. (Dissertação de Mestrado). A folia do Divino: experiência e devoção em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha. São Paulo: USP/FFLCH, 2009.
SILVA, Maria A. M. Ex-votos e orantes no Brasil: leitura museológica. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 1981.
TIRAPELI, Percival. Arte Sacra Colonial: memória viva. São Paulo: Edunesp, 2005.
TOLEDO, Marcelo Henrique dos Santos. Espaços individuais e coletivos da sacralidade nos meios populares. (Dissertação - Ciências da Religião). São Paulo: PUC, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.