MEMÓRIA E CINEMA

REPRESENTAÇÃO DA GUERRILHA NO FILME LAMARCA (1994)

Autores/as

Palabras clave:

Memória, Cinema, Lamarca

Resumen

Um dos maiores divulgadores de visões de mundo no século XX, o cinema, se apresenta como uma fonte preciosa para a reflexão do historiador. Neste sentido, realizamos uma análise fílmica de Lamarca (1994) procurando refletir sobre as opções realizadas pelo diretor Sérgio Rezende em relação ao tema. Essa análise nos ajuda a enxergar em que sentido esse filme insere-se na disputa pela memória, sobre o período ditatorial brasileiro que se inicia nos anos de 1960, notadamente o confronto entre as forças armadas e os focos de guerrilha dos anos 60 e 70 do século passado.

Biografía del autor/a

Marco Alexandre Aguiar, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

ossui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista (1989), mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista (2000) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2008). Professor da educação básica na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1990). Atualmente atua na Diretoria de Ensino de Botucatu como coordenador do Núcleo Pedagógico. Professor da UNIFAC - Associação de Ensino de Botucatu, nos cursos de Serviço Social e Pedagogia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Cinema, Ditadura Militar (1964 a 1985), Imprensa, Botucatu, História, Ferrovia.

Citas

ALVES DE ABREU, Alzira et al. Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001.

ARNS, Paulo Evaristo. Brasil: nunca mais. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2003.

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. Enciclopédia Einaudi, v. 5. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1985.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CUNHA, Maria de Fátima. Eles ousaram lutar... A esquerda e a guerrilha nos anos 60/70. Londrina: Ed. UEL, 1997.

FICO, Carlos. Espionagem, polícia, política, censura e propaganda: os pilares básicos da repressão. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano, v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GORENDER, Jacob. Combate nas trevas: a esquerda brasileira, das ilusões perdidas à luta armada. São Paulo: Ática, 1987.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LAMARCA. Direção: Sérgio Rezende. Produção: Mariza Leão e José Joffily. Roteiro: Alfredo Oroz e Sérgio Rezende. Intérpretes: Paulo Betti, Carla Camurati, José de Abreu, Deborah Evelin, Eliezer de Almeida, Ernani Moraes, Roberto Bomtempo. Baseado no livro Lamarca, o capitão da guerrilha, de Emiliano José e Oldack Miranda. Rio de Janeiro: 1994. (130 min).

LEITE, Sidney Ferreira. Cinema brasileiro: das origens à retomada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005.

MELLO, João Manuel Cardoso; NOVAIS, Fernando. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: História da vida privada no Brasil, v. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

MORETTIN, Eduardo Victorio. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: uma análise do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. 2001. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

PRADO, Larissa Brisola Brito. Estado democrático e políticas de reparação no Brasil: torturas, desaparecimentos e mortes no regime militar. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, Campinas.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo Guimarães. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

ROLLEMBERG, Denise. Esquerdas revolucionárias e luta armada. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano, v. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SILVA, Ana Cristina. O tempo e as imagens de mídia: capas de revistas como signos de um olhar contemporâneo. 2003. Tese (Doutorado em História e Sociedade) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

Publicado

2009-10-30

Cómo citar

Aguiar, M. A. (2009). MEMÓRIA E CINEMA: REPRESENTAÇÃO DA GUERRILHA NO FILME LAMARCA (1994). Patrimônio E Memória, 5(1), 119–136. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3853