A CONSTRUÇÃO DO PAN-AMERICANISMO NA REVISTA EM GUARDA

O OLHAR NORTEAMERICANO PELA “DEFESA” DAS AMÉRICAS (1941-1946)

Autores/as

Palabras clave:

Pan-Americanismo, América Latina, Imprensa

Resumen

O presente artigo discorre sobre o período de divulgação da revista Em Guarda (1941-1946). No decorrer de sua publicação, os norte-americanos apareciam como modelo de sociedade (político, cultural e social), enquanto aos latino-americanos cabia o papel de fornecer matérias-primas para a fabricação de produtos voltados à guerra. Pretendo discutir as estratégias adotadas pelo mensário na construção do discurso de união interamericana sob a ótica dos Estados Unidos. Desse modo, surgem novas possibilidades para o estudo das relações entre Brasil- Estados Unidos, em particular do pan-americanismo.

Biografía del autor/a

Julio Cesar Santos Silva, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Graduado em História pela Unesp Assis (2001), é mestre em História pela mesma universidade (2009). Atualmente é professor de História no Ensino Fundamental II no colégio Marco Polo e Professor de Atualidades no Colégio Marista Gloria.

Citas

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FERES Júnior, João. A história do conceito de “Latin América” nos Estados Unidos. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GLINKIN, A. El Latinoamericanismo contra el Panamericanismo (desde Simón Bolívar hasta nuestros días). Moscou: Editorial Progresso, 1984.

MEACHAM, Jon. Franklin e Winston. Rio de Janeiro: Record, 2006.

MC CANN, Frank D. Jr. A aliança Brasil–Estados Unidos, 1937–1945. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1995.

MORGENTHAU, Hans J. A política entre as nações: a luta pelo poder e pela paz. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2003.

MOURA, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil: a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1984.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. Guerra das imagens: cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin Roosevelt. 2003. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

ROLLAND, Denis. A crise do modelo francês e a invenção da América Latina: cultura, política e identidade. Brasília: Editora UNB, [s.d.].

SANTOS, Luís Cláudio Villafañe G. O Brasil entre a América e a Europa: o Império e o interamericanismo (do Congresso do Panamá à Conferência de Washington). São Paulo: Editora UNESP, 2004.

SCHILLING, Voltaire. Estados Unidos x América Latina: as etapas da dominação. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TURNER, Frederick Jackson. Oeste americano – quatro ensaios de história dos Estados Unidos da América. Niterói: EDUFF, 2004.

Publicado

2009-12-30

Cómo citar

Santos Silva, J. C. (2009). A CONSTRUÇÃO DO PAN-AMERICANISMO NA REVISTA EM GUARDA: O OLHAR NORTEAMERICANO PELA “DEFESA” DAS AMÉRICAS (1941-1946). Patrimônio E Memória, 5(2), 213–241. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3884

Número

Sección

Comunicación de la investigación