HERMANN HESSE NOS CADERNOS CULTURAIS D’O ESTADO DE S. PAULO

Autores/as

Palabras clave:

Suplemento Literário, Hermann Hesse, Recepção Crítica

Resumen

A partir de investigação realizada no Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa (CEDAP), da UNESP, câmpus de Assis, viemos expor por meio deste artigo uma parte dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado, intitulada “A Recepção Crítica de Hermann Hesse no Brasil”, que tem como objetivo fazer um levantamento de fontes primárias e refletir a respeito da fortuna crítica de Hesse no Brasil, com vistas a marcar seu horizonte de expectativas nos diferentes momentos de sua receptividade, além de fornecer alguns indícios para tentarmos compreender a grande afinidade e acolhida do escritor pelos leitores brasileiros e os motivos deste prestígio. Para tanto, neste artigo expomos a repercussão de Hesse no cenário da literatura e vida social no contexto de sua recepção no Brasil, por meio dos cadernos “Suplemento Literário” (1956-1974), “Suplemento Cultural” (1976-1980) e “Cultura” (1980-1991) d’O Estado de S. Paulo, pontuando a título ilustrativo essa investigação que vem sendo desenvolvida.

Biografía del autor/a

João Paulo Francisco Souza, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor - Secretaria do Estado da Educação e professor coordenador pedagógico - CEEJA Profa. Sebastiana Ulian Pessine. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, literatura, cultura, educação e identidades. É membro do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação.

Citas

BOESCH, Bruno. História da literatura alemã. São Paulo: Herder, 1967.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

LORENZOTTI, Elizabeth de Souza. Do artístico ao jornalístico: vida e morte de um suplemento – Suplemento literário de O Estado de S. Paulo (1956 a 1974). 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

MARTINI, Fritz. O naturalismo. In: ______. História da literatura alemã: do romantismo à actualidade. [S.l.]: Estúdios Cor, 1974.

SOUZA, João Paulo Francisco de. A recepção crítica de Hermann no Brasil. Pesquisa de mestrado em andamento. Orientação: Dr. Álvaro Santos Simões Júnior. Departamento de Literatura, FCL – UNESP/Assis. Financiamento: Capes.

SÜSSEKIND, Flora. Papéis colados. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

Publicado

2006-07-30

Cómo citar

Francisco Souza, J. P. (2006). HERMANN HESSE NOS CADERNOS CULTURAIS D’O ESTADO DE S. PAULO. Patrimônio E Memória, 2(1), 190–200. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3987

Número

Sección

Comunicación de la investigación