Public monuments by Antonio Caringi in Pelotas, RS

between pratices, representations and consumption

Authors

Keywords:

Cultural heritage and city, Memory and identity, Circulation and consumption, Sculptures by Caringi in Pelotas

Abstract

Based on the analysis of the relationship between public, spaces of memory and some Antônio Caringi’s sculpture works located in Pelotas city, Brazil, this paper proposes approach concepts such as memory, cultural identity, representation, circulation, consumption, practice and (re) appropriation. In order to do so, one deal with some case studies as experiences that occur on a local scale, trying to situate them, through dialogues with other authors, among patrimonial discourses and practices that occur also on global scale.

Author Biographies

Isabel Halfen Costa Torino, Paulista State University UNESP

Isabel Halfen da Costa Torino é Doutoranda e Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFPel. Bolsista CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ana María Sosa González, Paulista State University UNESP

Ana María Sosa González é Professora Visitante Estrangeira no Programa de PósGraduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professora Colaboradora nos Programas de Pós-Graduação de Políticas Públicas e Gênero e de Educação, Sociedade e Política da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), sede Uruguai, e Professora do Centro Latinoamericano de Economía Humana (CLAEH), no Uruguai, na especialização em História da Arte e Patrimônio. Pós-Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel. Mestra e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduada em História pelo Instituto de Profesores Artigas, no Uruguai.

Fábio Vergara Cerqueira, Paulista State University UNESP

Fábio Vergara Cerqueira é Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.

References

ABUCHAIM, Vera Rheingantz. O tropeiro que se fez rei. [S.l.]: Mosca, 2013.

ALVES, José Francisco. A escultura pública de Porto Alegre: história, contexto e significado. Porto Alegre: Artfólio, 2004.

APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da UFF, 2008.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

BRASIL, Luiz Antonio de. As mãos do escultor. In: ANTONIO Caringi, o escultor dos pampas. Porto Alegre: Nova Prova, 2008, p. 8-19.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2006.

CARVALHO, Luíza Fabiana Neitzke de. História e arte funerária dos cemitérios São José I e II em Porto Alegre (1888-2014). Porto Alegre, 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: Editora SESC; Annablume, 1997.

GINZBURG, Carlo. “Seu pais precisa de você”: um estudo de iconografia política. In: Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 61-100.

GOMES, Paulo. Bronze sobre granito. In: ANTONIO Caringi, o escultor dos pampas. Porto Alegre: Nova Prova, 2008, p. 20-33.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos, v. 28, n. 55, p. 211-228, 2015.

GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 175-195, 2001.

HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Caracas: Anthropos Editorial, 2004.

LIMA, Herman. Caringi. Porto Alegre: Sociedade Felippe D’Oliveira; Globo, 1944.

MATTOS, Cláudia Valladão. Arquivos da memória: Aby Warburg, a história da arte e a arte contemporânea. Concinnitas, v. 2, n. 11, 2007. Disponível em: <https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/22865/ 16305>.

MONQUELAT, A. Fernando. As praças de Pelotas e suas histórias (Século XIX). Pelotas: Mundial, 2015.

NORA, Pierre. Entre Memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo: PUC-SP, v. 10, 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br//index.php/revph/article/viewFile/12101/8763>.

PAIXÃO, Antonina Z. da. A escultura de Antonio Caringi: conhecimento, técnica e arte. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária Ufpel, 1988.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História, memória e centralidade urbana. Revista Mosaico, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/225/179>.

______ . A invenção da sociedade gaúcha. Ensaios, v. 14, n. 2, 1993. Disponível em: <https://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/view/1617>.

TILL, Rodrigues. Antônio Caringi: o escultor do Rio Grande do Sul em seu centenário. Porto Alegre: Evangraf, 2005.

Published

2019-12-30

How to Cite

Halfen Costa Torino, I., Sosa González, A. M., & Vergara Cerqueira, F. (2019). Public monuments by Antonio Caringi in Pelotas, RS: between pratices, representations and consumption. Patrimônio E Memória, 15(2), 575–597. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3304