Memória e espaço

a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira, província de Sofala

Autores/as

Palabras clave:

Memória coletiva, Espaço, Comemoração, Narrativas

Resumen

Halbwachs mostrou a importância dos lugares de memória e nos disse que não há memória coletiva que não aconteça sem referência a estruturas espaciais, resultantes de construções sociais. Estas análises se tornaram importantes para ajudar a pensar a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira.

Biografía del autor/a

Belchior Canivete, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui doutorado em Ciências Sociais (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento (2010) e graduação em História (2005), ambos pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Foi pesquisador do Arquivo de Patrimônio Cultural (ARPAC) - Instituto de Investigação sociocultural de Moçambique, entre 2007 e 2012.

Citas

ATANÁSIO, João. 3 de fevereiro proclamado dia dos heróis nacionais pelo Comitê Central da FRELIMO. Tempo, Maputo, 1 fev. 1976, p. 5.

CEBOLA. João: depoimento [fev. 2014]. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Monumentalidade e cotidiano: o patrimônio cultural como gênero de discurso”. In: Cidade: história e desafios. OLIVEIRA, L.L. (Org). Pp. 108- 123, CNPq/FGV, 2002.

HALBWACHS, Maurice. On collective memory. Chicago, The University of Chicago press.1992.

______. A memória coletiva. “Cap. IV: A memória coletiva e o espaço”. Pp. 131-160. Rio de Janeiro, Vértice. 2006.

MANUEL. Flora: depoimento [fev. 2014]. Entrevistador: B. Canivete. Beira, 2014. 1 cassete. Entrevista concedida no âmbito da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da universidade do Estado do rio de Janeiro.

POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio”. In: Estudos Históricos. Vol. 2. No. 3. Pp. 3-14, Vértice, 1989.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Canivete, B. (2017). Memória e espaço: a comemoração do Dia dos Heróis, no Monumento aos Heróis Moçambicanos, na cidade da Beira, província de Sofala. Patrimônio E Memória, 13(2), 136–145. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3443