Três atos para escrever sobre a vida
O arquivo de fotografias de Armínio Kaiser
Palavras-chave:
Arquivos pessoais, Fotografias, Biografias, MemóriaResumo
O presente texto tem como ponto de partida o arquivo de fotografias produzido e guardado, desde a década de 1950, pelo fotógrafo e engenheiro agrônomo Armínio Kaiser. Para tanto, reflete sobre arquivos pessoais sob a perspectiva do conceito de biografia, pensado em três eixos. O primeiro eixo aborda a questão epistemológica em torno das maneiras como a biografia de um agente acumulador se expressa em seu arquivo pessoal, considerando as escritas de si e composições autobiográficas. Outro eixo pensa a questão da biografia do circuito social dos arquivos. E o terceiro reflete metodologicamente sobre a experiência de campo no trabalho com o arquivo de Armínio Kaiser, cujos registros contam uma história visual da expansão da cafeicultura no interior do estado do Paraná.
Referências
*Fontes*
CHOMA, Daniel, COSTA, Tati Lourenço. Grãos de ouro em sais de prata. LivroDVD/ documentário. Londrina: Câmara Clara, 2008
CHOMA, Daniel; COSTA, Tati Lourenço (org.). Ao aroma do café. Fotografias de Armínio Kaiser. Atibaia: Câmara Clara, 2013.
KAISER, Armínio. Fotografias do acervo pessoal do fotógrafo. 1953-1970. Digitalizadas por ocasião dos projetos Revelações da História e Grãos em movimento.
KAISER, Armínio. Manuscritos do acervo pessoal do fotógrafo. Monografias sobre preparo do café e sobre vantagens do despolpamento.
KAISER, Armínio. Correspondências de Armínio Kaiser endereçadas a Tati Costa, Daniel Choma e Edson Vieira no período entre julho de 2007 e fevereiro de 2013. Acervo pessoal dos pesquisadores.
COSTA, Tati Lourenço. Cadernos de campo com notas de pesquisa durante o desenvolvimento das atividades junto ao arquivo de Armínio Kaiser. Manuscrito. 2008-2013.
KAISER, Armínio. Entrevista com Armínio Kaiser, dia 25 de abril de 2007, em Londrina-PR, concedida a Daniel Choma e Tati Costa para o projeto Revelações da História (vídeo).
KAISER, Armínio. Entrevista com Armínio Kaiser, dia 02 de março de 2009, em LondrinaPR, concedida a Daniel Choma e Tati Costa para o projeto Grãos de Ouro em Sais de Prata: memórias do café (vídeo).
KAISER, Armínio. Entrevista com Armínio Kaiser, dia 01 de outubro de 2012, em LondrinaPR, concedida a Daniel Choma, Edson Luiz da Silva Vieira e Tati Costa para o projeto Grãos em movimento (vídeo).
KAISER, Armínio. “A fotografia” e “Obituário”. In: CHOMA, Daniel; COSTA, Tati Lourenço; VIEIRA, Edson Luís da Silva (org.). Ao sabor do café. Fotografias de Armínio Kaiser. Londrina: Câmara Clara, 2008.
*Referências*
ANHEIM, Ettiénne. Singulières Archives. Le statut dês archives dans l´épistémologie historique. Une discussion de La Mémoire, L´Histoire, L´Oubli de Paul Ricoeur. Revue de Synthèse, Paris, 5ª série, p. 153-182, 2004.
ANHEIM, Ettiénne; PONCET, Olivier. Fabrique des Archives, Fabrique de l´Histoire. Revue de Synthèse, Paris, 5ª série, p. 1-14, 2004.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. Um discurso sobre o colecionador. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 227-235. (Obras escolhidas, v. 2).
BENJAMIN, Walter. Escavando e recordando. In:______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 239-240. (Obras escolhidas, v. 2).
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994.
BRUNO, Fabiana. Fotobiografia: por uma metodologia da estética em antropologia. 2009. 351 f. Tese (Doutorado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: ______. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982, p. 56-107.
CHOMA, Daniel. Café passado agora. Narrativas em torno de fotografias de Armínio Kaiser, produzidas entre 1957 e 1970, sobre a cafeicultura no norte do Paraná. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
CLIFFORD, James. Colecionando arte e cultura. Revista IPHAN, Rio de Janeiro, n. 23, p. 69-89, 1994.
COOK, Terry; SCHWARTZ, Joan M. Arquivos, documentos, poder. A construção da memória moderna. Registro, Indaiatuba, v. 3, n. 3, p. 15-30, jul. 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986.
FRAIZ, Priscila. A dimensão autobiográfica dos arquivos pessoais: o arquivo de Gustavo Capanema. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p. 59-88.
GONÇALVES, José Reginaldo dos Santos. Teorias antropológicas e objetos materiais. In: Antropologia dos Objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: IPHAN: Garamond, 2007, p.43-62.
HOBBS, Catherine. The Characther of Personal Archives: reflections on the value of records of individuals. Archivaria, Ottawa, n. 52, p.126-134, 2001.
HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
KAPLAN, Elisabeth. ‘Many Paths to Partial Truths’: Archives, Anthropology, and the Power of Representation. Archival Science 2, p. 209–220, 2002.
KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas. Niterói: EDUFF, 2008, p. 89-123.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo, Cotia: Ateliê, 2007.
LACERDA, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à febre amarela no Brasil. 2008. 258 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
LAMBERT, Emmanuelle. Alain Robbe-Griller et ses archives. Societés et Répresentations, Paris, n. 19, p. 197-210, abr. 2005.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP: FAPESP, 2001
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular: introdução À fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Rio de Janeiro: EDUFF, 2008
MCKEMMISH, Sue. Evidence of me. Archives and Manuscripts, Sydney, v. 24, n. 1, p. 28-45, Maio 1996.
MUAZE, Mariana de Aguiar Ferreira. Os guardados da viscondessa: fotografia e memória na coleção Ribeiro de Avellar. Anais do Museu Paulista, v. 14, n. 2, jul./dez., 2006.
NEDEL, Leticia B. Da sala de jantar à sala de consultas: o Arquivo Pessoal de Getúlio Vargas nos combates da história política recente. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Joëlle; HEYMANN, Luciana. (Org.) Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: FGV: Faperj, 2013, p. 131-163.
POZZOBON, Irineu. A epopeia do café no Paraná. Londrina: Grafmarke, 2006.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
WINTER, Jay. A geração da memória: reflexões sobre o “boom da memória” nos estudos contemporâneos de história. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio. Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.