AS MATRIZES DO SAMBA CARIOCA E CARNAVAL

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL

Autores

Palavras-chave:

Samba carioca, Patrimônio imaterial, Identidade

Resumo

Nosso trabalho busca discutir o samba carioca e o documento produzido pelo Centro Cultural Cartola para registrar as matrizes do samba do Rio de Janeiro como um bem imaterial no Livro das Formas de Expressão criado pelo IPHAN em 2000. Para isso, buscamos compreender as diferentes expressões deste gênero musical e suas transformações narrativas, melódicas e timbrísticas que o transformaram de música marginal a símbolo de brasilidade e que o tornaram o ritmo da maior festa brasileira: o carnaval. Compreendemos que tal processo se deu em consonância com as transformações políticas, sociais e urbanísticas que a cidade do Rio de Janeiro sofreu nas primeiras décadas do século XX e que, o inventário e registro das matrizes do samba carioca é fruto não apenas dos anseios da comunidade de sambistas, mas também do diálogo destes com intelectuais e gestores públicos. Além disso, tal política voltada para a preservação e salvaguarda dos bens imateriais se coaduna com políticas e projetos urbanísticos de transformação de certos espaços citadinos em verdadeiros museus a céu aberto, como é o caso do Museu a Céu Aberto do Morro da Providência e da construção da Cidade do Samba, que expressam uma preocupação com a revitalização da área, a valorização imobiliária e o incremento da indústria do turismo.

Biografia do Autor

Fabiana Lopes Cunha, Universidade Estadual Paulista UNESP

Pós-doutora e Visiting Research Felow (2017), no Department of Spanish, Portuguese & Latin American Studies, na Faculty of Arts & Humanities no King?s College London sob supervisão do Camoes Professor David Treece. Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo(USP) onde também concluiu seu bacharelado e licenciatura em História. Atua como docente e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" desde 2003, onde coordena também um Centro de Documentação e Memória(CEDOM) com o objetivo de preservar a memória local e regional . Tem experiência na área de História com ênfase em História do Brasil , principalmente na área de História Cultural durante o período imperial e republicano até o fim do Estado Novo.

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Publicado

30-12-2009

Como Citar

Lopes Cunha, F. (2009). AS MATRIZES DO SAMBA CARIOCA E CARNAVAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL. Patrimônio E Memória, 5(2), 34–57. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3864