JOGO DE CARTAS

A CORRESPONDÊNCIA COMO FONTE DE PESQUISAS

Autores

Palavras-chave:

Correspondência, Cartas, Literatura

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre cartas de escritores. Este texto é o resultado de uma pesquisa realizada em minicurso oferecido durante o V Encontro do CEDAP, quando abordada a correspondência dos seguintes escritores: Mário de Andrade, Manuel Bandeira, João Antônio, Ana Cristina César e Lewis Carroll.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Bezerra, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), sediada em Redenção, Ceará, Brasil, onde atua no Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) no setor de estudo Teoria da Literatura. Em 2021, concluiu Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Gradução em Literatura e Cultura (PPGLitCult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Doutor em Letras na área de Literatura e Vida social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAssis) em 2009. É Mestre em Letras na área de Literatura Brasileira em 2004 e Especialista em Investigação literária em 2002, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) onde concluiu o curso de Licenciatura Plena em História, em 1999.

Telma Maciel da Silva, Universidade Estadual Paulista UNESP

Professora de Teoria Literária e Literatura Portuguesa do departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Assis), área de Literatura e Vida Social, possui graduação em Letras pela mesma Universidade. Concluiu estágio de Pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros - IEB/USP, com o projeto "Edição anotada das Cartas de João Antônio a Jácomo Mandatto", em 2017. Compõe o grupo de pesquisadores do Acervo João Antônio. Seus trabalhos dizem respeito ao estudo da epistolografia de escritores, além de pesquisas relacionadas a acervos literários.

Referências

CARROLL, Lewis. Cartas às suas amiguinhas. Rio de Janeiro: Sete Letras, 1997.

CÉSAR, Ana Cristina. A teus pés. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, s.d.

FREITAS FILHO, Armando; HOLANDA, Heloísa Buarque de (orgs.). Correspondência incompleta. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 1999.

LEJEUNE, Philippe. Pour l’autobiographie: chroniques. Paris: Seuil, 1998.

MARTIN, Vima Lia. Literatura e marginalidade: um estudo sobre João Antônio e Luandino Vieira. São Paulo: Alameda, 2008.

MORAES, Marcos Antonio de (Org.). Correspondência de Mário de Andrade e Manuel Bandeira. 2. ed. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, 2001.

MORAES, Marcos Antonio de. Edição da correspondência reunida de Mário de Andrade: históricos e alguns pressupostos. Patrimônio e Memória, Unesp, FCLAs, CEDAP, v. 4, n. 2, p. 1–14, jun. 2009.

PEREIRA, Jane Christina. A poesia de Malagueta, Perus e Bacanaço. 2006. Tese (Doutorado) — UNESP, Assis.

SILVA, Telma Maciel da. Posta-restante: um estudo sobre a correspondência do escritor João Antônio. 2009. Tese (Doutorado) — UNESP, Assis.

Downloads

Publicado

30-12-2009

Como Citar

Bezerra, C. E., & Maciel Silva, T. (2009). JOGO DE CARTAS: A CORRESPONDÊNCIA COMO FONTE DE PESQUISAS. Patrimônio E Memória, 5(2), 133–158. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3879