PANORAMA DA IMPRENSA MÉDICA NO BRASIL

O LANÇAMENTO DA REVISTA DE GINECOLOGIA E D’ OBSTETRÍCIA EM 1907

Autores

Palavras-chave:

Revistas Médicas, Periódicos, Medicina

Resumo

No presente artigo desenvolve-se uma discussão acerca dos primeiros periódicos médicos lançados no Brasil e particularmente a Revista de Ginecologia e d’ Obstetrícia. Periódico especializado, lançado em 1907, foi considerado o primeiro jornal médico destinado à ginecologia e à obstetrícia no Brasil. Pela sua longa duração, mais de sete décadas, a revista pode ser analisada como um lugar de saber, um espaço de debate e constituição das especialidades médicas voltadas às mulheres. É por esta razão que esta publicação é um importante objeto de análise a todos os interessados nos estudos de gênero, em especial a leitura da medicina sobre as especificidades do corpo feminino.

Biografia do Autor

Patrícia de Freitas, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pesquisas na área de gênero sobre especialidades médicas como a ginecologia e a obstetrícia, com ênfase na medicalização do corpo feminino. Analisa a questão étnico-racial na historiografia catarinense. Em consonância com as leis 10.639 e 11.645 que implementou a educação das relações ético-racial no país. No momento trabalha com as demandas relacionadas ao ensino superior e a docência: Programa de Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de bolsas universitárias do Estado de Santa Catarina (UNIEDU). Equivalência de estudos de estrangeiros e regularidade de estudos. Certificações do ENCCEJA/ENEM. Avaliações nacionais e internacionais: PISA, ANA. Análise de projetos de pesquisa aplicados nas escolas públicas na rede de ensino.

Referências

ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História privada do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. v. 2.

BITTENCOURT, Clemente Mariani. Notas biográficas. Salvador: [manuscrito], 1940.

BITTENCOURT, Clemente Mariani (Org.). Anna Ribeiro de Araújo Góes: contos, sonetos e biografias. Salvador: [manuscrito], s.d.

BITTENCOURT, Clemente Mariani (Org.). Longos serões do campo. Organização e notas de Maria Clara Mariani. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. 2 v.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

CABRAL, Anna Maria Mariani. Prefácio. In: BITTENCOURT, Clemente Mariani. Anna Ribeiro de Araújo Góes: contos, sonetos e biografias. Salvador: [manuscrito], s.d. p. 36.

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FONTES, Nancy Rita Vieira. A bela esquecida das letras baianas: a obra de Anna Ribeiro. 1995. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1995.

FRAGA FILHO, Walter. Encruzilhadas da liberdade: histórias de escravos e libertos na Bahia (1879-1910). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006.

LACERDA, Lílian de. Álbum de leitura, histórias de leitoras. São Paulo: Editora da UNESP, 2003.

LEITE, Márcia Maria Berreiros. Entre a tinta e o papel: memórias de leituras e escritas femininas na Bahia (1870-1920). Salvador: Quarteto, 2005.

LEITE, Rinaldo Cezar Nascimento. A rainha destronada: discursos das elites sobre as grandezas e os infortúnios da Bahia nas primeiras décadas republicanas. 2005. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2005.

MACHADO, Augusto Alexandre. A vida de Anna Ribeiro de Góes Bittencourt. Revista da Academia de Letras da Bahia, 1952. p. 16.

MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.

MARIANI, Clemente. Notas biográficas. Salvador: [manuscrito], 1940.

MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. 2. ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1981.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia século XIX: uma província no império. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. A opulência na província da Bahia. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História privada do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. v. 2, p. 151-168.

PINHO, Wanderley. Salões e festas na província Bahia. In: ______. Salões e damas no Segundo Reinado. 3. ed. São Paulo: Livraria Martins, 1952. p. 41-56.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, n. 10, Teoria e História. Rio de Janeiro: FGV, 1992. p. 204.

SANTOS, Vilhena. A Bahia no século XVIII. v. I. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

Downloads

Publicado

30-10-2008

Como Citar

Freitas, P. (2008). PANORAMA DA IMPRENSA MÉDICA NO BRASIL: O LANÇAMENTO DA REVISTA DE GINECOLOGIA E D’ OBSTETRÍCIA EM 1907. Patrimônio E Memória, 4(1), 25–41. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3917