DESAFIOS DA INFORMATIZAÇÃO DE DOCUMENTOS SOBRE A IMIGRAÇÃO PÓS-II GUERRA MUNDIAL PARA SÃO PAULO
Palavras-chave:
Imigração, Banco de dados, Memorial do ImigranteResumo
Neste artigo são apresentados alguns desafios e alternativas encontradas na organização de documentos referentes à imigração pós-Segunda Guerra Mundial, depositados no acervo do Memorial do Imigrante em São Paulo. A organização de um conjunto documental diversificado e disperso foi acompanhada da necessidade de inserção dos registros inscritos na documentação em uma base informatizada. Este artigo descreve ambos os momentos do trabalho de organização deste acervo, dando ênfase ao processo de informatização como elemento fundamental para disponibilizar as informações à pesquisa.
Referências
PAIVA, Odair da Cruz. Breve história da Hospedaria de Imigrantes e da imigração para São Paulo. São Paulo: Memorial do Imigrante/Museu da Imigração, 2000. v. 1, 56 p. (Série Resumos, 7).
PAIVA, Odair da Cruz. Introdução à história da Hospedaria de Imigrantes em seus aspectos institucionais e guia do acervo. São Paulo: Memorial do Imigrante/Museu da Imigração, 2000. v. 1, 20 p. (Série Resumos, 6).
PAIVA, Odair da Cruz. Refugiados de guerra e a imigração para o Brasil nos anos 1940/50. Travessia: Revista do Migrante, São Paulo, v. 37, p. 25–30, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.