O PATRIMÔNIO CULTURAL E A MATERIALIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio cultural, Memória, História e identidade

Resumo

O presente artigo visa a articular o conceito de patrimônio cultural à problemática das memórias e das identidades individuais e coletivas. Para tanto, estabelece um breve diálogo interdisciplinar com a literatura que trata o tema, no âmbito das Ciências Humanas.

Biografia do Autor

Sandra de Cássia Araújo Pelegrini, Universidade Estadual Paulista UNESP

Natural de São Paulo (SP); Mestre em História e Sociedade, UNESP (1993); Doutora em História Social, USP (2000);Pós-Doutrora em Patrimônio Cultura, UNICAMP (2007).Coordena o Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC/UEM). Foi responsável pela coordenação do Museu da Bacia do Paraná entre 2011 e 2019 e pela Segunda Licenciatura em História (PARFOR-História/UEM) até 2017. Como docente do Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atua desde 1991 no ensino de graduação em História, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais; e nos de pós-graduação em História Mestrado (2000) e Doutorado (2015), na linha de pesquisa"Cultura e Narrativas".Como tal investiga as articulações entre memórias e identidades, história e patrimônio cultural tangível e intangível, artes e museus.Publicou e organizou livros, capítulos em coletâneas e artigos científicos em revistas especializadas brasileiras e estrangeiras. É consultora de Editoras como a Edunesp/SP; parecerista de revistas especializadas em História e consultora do Organismo Nacional de Ciencia y Tecnología - Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnología para o Desarollo ? Madrid, Espaa (CYTED), consultora Fapesp e Fundação Araucária.

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Publicado

30-05-2007

Como Citar

Araújo Pelegrini, S. C. (2007). O PATRIMÔNIO CULTURAL E A MATERIALIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS. Patrimônio E Memória, 3(1), 87–100. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3948