O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

O texto da publicação deverá ser formatado usando fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 2,0 e com alinhamento justificado. Todas as margens deverão ser ajustadas para 2,0 cm, com tamanho de página de papel A4. Todas as páginas deverão ser numeradas sequencialmente.

Preferencialmente a produção como um todo não deve exceder 5 (cinco) páginas e não deve ter menos de 2 (duas) páginas.

A primeira página deverá conter as seguintes informações:

a) Título do texto, conciso e informativo, com a primeira letra em maiúsculo, sem abreviações;

b) Nome(s) do(s) autores com iniciais em maiúsculo, assim como as suas instituições a que é(são) filiado(s);

c) Citar até 5 (cinco) palavras-chave, separadas por vírgula, em ordem alfabética, não repetindo palavras do título;

As figuras e tabelas deverão ser enviadas em arquivos separados do texto principal e deverão estar no formato TIF ou JPG, com no mínimo 300 dpi. As legendas deverão estar incluídas no fim do documento principal, imediatamente após as referências bibliográficas. Para cada figura, deverão ser fornecidas as seguintes innformações, em ordem numérica crescente; número da figira, usando algarismos arábicos (Figura 1, por exemplo; não abrevie); legenda detalhada, com até 400 caracteres (incluindo espaços). As figuras deverão ser originais ou modificadas a partir de trabalhos já publicados. Caso sejam modificadas, a fonte deverá necessariamente ser citada na legenda da figura.

Itens da tabela, que estejam abreviados, deverão ser escritos por extenso na legenda. As tabelas devem ser feitas sem linhas na vertical e devem ser enviadas no formato DOC.

Antes das referências bibliográficas, o autor pode informar um glossário com alguma explicação sucinta de algum termo utilizado no texto. No glossário colocar o título com a primeira letra em maiúsculo, em negrito, alinhado à esquerda. Os termos citados devem vir com a primeira letra maiúscula, em negrito, seguido de um hífen e a respectiva explicação, em configuração normal. Os termos do glossário ao aparecerem ao longo do texto, também deverão estar em negrito.

Nas referências bibliográficas colocar título com a primeira letra em maiúsculo, em negrito, alinhado à esquerda. A lista de referências deve seguir ordem alfabética. Nomes dos periódicos e títulos de livros deverão ser grafados por extenso e em negrito. Exemplos:

Athiê, S.A. 2007. Observação de aves e o turismo ecológico. Biotemas, 20: 127-129.

Volpato, G.L. 2000. Ciência: da filosofia `a publicação. 2.ed. Jaboticabal: FUNEP, 234p.

Nakagawa, J. 1994. Testes de vigor baseados na avaliação das plântulas. In: Vieira, R.D.; Carvalho, N.M. (Ed.). Testes de vigor em sementes. Jaboticabal: FUNEP, p. 49-85.

Santos, J. 1995. Estudos anatômicos em Juncaceae. In: Anais do 64° Congresso Nacional de Botânica, Belo Horizonte, p. 23.

Scappa Neto, A. 2000. Teor de água de sementes e temperatura e umidade relativa do ar dentro das câmaras, durante o teste de envelhecimento acelerado. Trabalho de Graduação (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP, Jaboticabal.

 

Informar as URLs para as referências quando possível.

 

-Normas gerais para o texto

Palavras em latim no título ou no texto, como por exemplo: in vivo, in vitro, in loco, et al. deverão estar grafadas em itálico. Os nomes científicos também em itálico.

As siglas e abreviaturas, quando utilizadas pela primeira vez, deverão ser precedidas do seu siginificado por extenso. Ex.: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Usar abreviaturas das unidades de medida de acordo com o Sistema Internacional de Medidas (por exemplo 11cm, 2,4 µm). O número deverá ser separado de unidade, com exceção de percentagem, graus, minutos e segundos de coordenadas geográficas (90%, 17°46'17" S, por exemplo).

Para unidades compostas, usar o símbolo de cada unidade individualmente, separado por um espaço apenas. Ex.: mg kgˉ¹, µmol mˉ² sˉ¹, mg Lˉ¹. Litro e suas subunidades deverão ser grafados em maiúsculo. Ex.: L, mL, µL. Quando vários números forem citados em sequência, grafas a unidade de medida apenas no último (Ex.: 20, 25, 30 e 35 °C). Escrever por extenso os números de zero a nove (não os maiores), a menos que sejam acompanhados de unidade de medida. Exemplo: quatro árvores; 10 árvores; 6,0 mm; 1,0-4,0 mm; 125 exsicatas.