Francisco Curt Lange e o Americanismo Musical nas décadas de 1930 e 1940.

Autores

  • Fernanda Nunes Moya

Palavras-chave:

Francisco Curt Lange; Americanismo Musical; Música; Cultura

Resumo

Neste artigo, resultante da minha pesquisa de doutorado concluída em julho de 2014, analisarei a teoria musical de Francisco Curt Lange (1903-1997) – batizada pelo próprio como “Americanismo Musical”. Em seus escritos, o alemão naturalizado uruguaio defendeu a integração cultural do continente a partir da música e, para concretizar seus propósitos, buscou a colaboração de diversos intelectuais de todo o continente americano fundando instituições e periódicos dedicados ao assunto.

Biografia do Autor

Fernanda Nunes Moya

Doutora em História pelo Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências e Letras -UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis - Av. Dom Antônio, 2.100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo, Brasil. A pesquisa que resultou neste artigo contou com financiamento parcial da CAPES.

Referências

ARCANJO JÚNIOR, Loque. (Re)dimensionando as fronteiras do nacional: identidades musicais de Heitor Villa-Lobos entre o Americanismo e o Pan-Americanismo. Relações internacionais no mundo atual,Curitiba, ano 1, n. 1, p.116-140, 2000.

ARTEAGA, Juan José. Breve Historia Contemporánea del Uruguay. México: Fondo de Cultura Economica, 2002.

ASSIS, Ana Cláudia. César Guerra-Peixe: entre músicas e músicos (1944-1949). Revista do Conservatório de Música da UFPel, Pelotas, n.3, p.58-79, 2010.

BUSCACIO, César Maia. Americanismo e nacionalismos musicais na correspondência de Curt Lange e Camargo Guarnieri (1936-1956). 2009. 272 f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

CAROZZE, Valquíria Maroti. A menina boba e a discoteca. 2012. 370 f. (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CAROZZE, Valquíria Maroti; TONI, Flávia Camargo. Mario de Andrade, Francisco Curt Lange e Carleton Sprague Smith: as discotecas públicas, o conhecimento musical e a política cultural. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 57, p.181-204, dezembro, 2013.

Catálogo: Mário de Andrade, Diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. SP: Centro Cultural São Paulo, p.5.

Decreto de Oficialización del Instituto Interamericano de Musicología. Boletín Latino Latino-Americano de Música. Vol. 5. Montevideo: Instituto Interamericano de Musicología, 1941, p. 9 e 10.

KATER, Carlos. Música Viva e H.J.Koellreutter, movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Editora Musa; Atrevez, 2001.

LANGE, Francisco Curt. Americanismo Musical: la sección de investigaciones musicales, su creación, propósitos y finalidades.Montevideo: Instituto de Estudios Superiores, 1934.

LANGE, Francisco Curt. Americanismo Musical: Idéas para uma futura sociologia musical latino-americana. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, vol.2 n.2, p.93-113, 1935a.

LANGE, Francisco Curt. Editorial. Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 1, n.1, p.9-12, outubro, 1935b.

LANGE, Francisco Curt. Arte musical latino-americana, raza y asimilación. Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 1, n.1, p.13-28, outubro, 1935c.

LANGE, Francisco Curt. Villa-Lobos, un pedagogo creador. Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 1, n.1, p.189-196, outubro, 1935d.

LANGE, Francisco Curt. Fonografía Pedagógica II – La enseñanza estética-musical en liceos (iniciación artística). Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 1, n.1, p.197-262, outubro, 1935e.

LANGE, Francisco Curt. Organización musical en el Uruguay. I – La Orquestra Sinfónica del Servício Oficial de Difusión Radio Electrica. Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 1, n.1, p.111-117, outubro, 1935f.

LANGE, Francisco Curt. El Instituto Interamericano de Musicologia. Montevideo: 1948.

LANGE, Francisco Curt. Fonografia Pedagógica III – La discoteca nacional. Boletín Latino-Americano de Musica, Bogotá, vol. 4, n.4, p.99-131, dezembro, 1938.

LANGE, Francisco Curt. Tres conferencias en la Universidad Mayor de San Marcos. Boletín Latino- Americano de Musica, Lima, vol. 2, n.2, p.117-156, abril, 1936.

LANGE, Francisco Curt. Suma de las relaciones interamericanas en el campo de la música. Boletín Latino-Americano de Musica, Montevideo, vol. 5, n.5, p.11-22, outubro, 1941.

MONTERO, Luis Merino. Francisco Curt Lange (1903-1997): tributo a um americanista de excepción. Revista Musical Chilena, Santiago, vol.52, n.189, p.9-36, 1998.

MOURÃO, Ruy. O alemão que descobriu a América. Brasília: Instituto Nacional do Livro; Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1990.

TOTA, Antônio Pedro. O imperialismo sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

Downloads

Publicado

2017-08-20

Como Citar

MOYA, Fernanda Nunes. Francisco Curt Lange e o Americanismo Musical nas décadas de 1930 e 1940. Faces da História, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 17–37, 2017. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/190. Acesso em: 28 mar. 2024.