A utilização de filmes na formação de professores de História

possibilidades sobre a História das Mulheres com o filme Em Nome de Deus (1988)

Auteurs

Mots-clés :

Cinema e Medievo, História das Mulheres no Medievo, Formação de Professores

Résumé

O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades do uso do cinema na formação de professores através do filme Em nome de Deus (1988), com o tema história das mulheres no Medievo. Para isso, utilizamos estudos voltados para a potencialidade do filme em sala de aula, estudos históricos, historiográficos e temáticos. Observa-se algumas possibilidades que a utilização do filme Em nome de Deus favorece, por exemplo, o rompimento da ideia de intelectualidade somente vinculada ao contexto masculino neste período histórico e também a desconstrução da ideia do poder dominador da Igreja sobre os homens e mulheres. Com isso, o filme torna-se uma ferramenta necessária para a formação do professor na contemporaneidade, com o objetivo de promover não somente o pensamento crítico na educação básica, mas também, em se tratando de um filme sobre história das mulheres, uma sociedade mais igualitária em questões sociais.

Références

BRASIL. Lei 13006 de 26 de junho de 2014. Acrescenta § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm#art1. Acesso em: 30 mar. 2020.

BRASIL. [Base Nacional Comum Curricular]. Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 abr. 2021.

BURKE, Peter. A Revolução Francesa da historiografia: a escola dos Annales (1929-1989). São Paulo: fundação editora da UNESP, 1992.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

CRUZ, Eliane Pereira da; LEITE, Célio Rodrigues; LÖHR, Suzane Schmidlin. O cinema em sala de aula: uma ferramenta pedagógica a serviço do professor. Imagens da Educação, Maringá, v. 4, n. 2, p. 23-30, mai./ago. 2014.

CRUZ, Giseli Barreto da; HOBOLD, Márcia. Prática formativas de professores de cursos de licenciatura: diferentes estratégias para ensinar. In: ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus, 2018, p. 237-262.

CULETTON, Alfredo; PEREIRA, Nilton Mullet. Em nome de Deus: um retrato de época. Caderno de IHU em formação. São Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos, v. 01, n. 11, p. 38-43, jul./dez. 2006.

DEL PRIORE, Mary. História das mulheres: as vozes do silêncio. In: FREITAS, Marco Cezar. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 217-235.

DUBY, Georges. As damas do século XII: Heloísa, Isolda e outras damas do século XII. São Paulo: companhia das letras, 1995.

FUNARI, Raquel dos Santos; CAVALCANTE, Tatyana Murer. Robin Hood de Ridley Scott: Possibilidades de diálogo entre escola, cinema e história. Imagens da Educação, Maringá, v. 1, n. 2, p. 25-34, mai./ago. 2011.

GOMES, Cândido Alberto. Educação no século XXI: como será? Atos de Pesquisa em Educação. Blumenal, v. 14, n. 3, p. 1113-1134, set./dez. 2019.

GUIMARÃES, Selva. Diferentes fontes e linguagens no processo de ensino e aprendizagem. In: GUIMARÃES, Selva. (Org.). Didática e prática de Ensino de História. São Paulo: Papirus Editora, 2012, p. 257-285.

GUNN, Simon. Historia y teoría cultural. València: Publicacions de la Universitat de València, 2011.

KLAPISCH-ZUBER, Christiane. A mulher e família. In: LE GOFF, J. O homem medieval. Lisboa, Editorial presença. 1992a, p. 193-208.

KLAPISCH-ZUBER, Christiane. Introdução. In: DUBY, Georges; PERROT, Michele. História das mulheres. A Idade Média. v.2. Porto: Afrontamento, 1992b, p. 9-23.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 2006.

MACEDO, José Rivair. Cinema e História. Caderno de IHU em formação. São Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos, v. 01, n. 11, p. 15-21, jul./dez. 2006.

MACEDO, José Rivair. Introdução – Cinema e Idade Média: Perspectivas. In: MACEDO, José Rivair; MONGELLI, Lênia Márcia. (Org.). A Idade Média no Cinema. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009, p. 13-48.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, Leandro. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2016, p. 109-125.

MODRO, Nelson Ribeiro. Cineducação: usando o cinema na sala de aula. Joinville: Editora Univille, 2006.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

OPITZ, Claudia. O quotidiano da Mulher no final da Idade Média (1250-1500). In: DUBY, George; PERROT, Michele. História das mulheres: A Idade Média. v.2. Porto: Afrontamento, 1992, p. 353-357.

PEREIRA, Nilton Mullet. A cidade, o filósofo e a mulher. Caderno de IHU em formação. São Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos, v. 01, n. 11, p. 43-48, jul./dez. 2006.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2017.

ROSSENI, Miriam de Souza. As marcas da História no Cinema, as marcas do cinema na História. Anos 90 – Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, v. 7,

n. 12, p. 118-128, jul./dez. 1999.

SANTOS, Lucíola Licinio de Castro Paixão. Formação do professor e pedagogia crítica. In: FAZENDA, Ivani Catarina. Arantes. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2012, p. 17-28.

SANTOS, Franciele Amaral Rodrigues dos; SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes da Silva; SOUSA, José Josberto Montenegro. Diferentes fontes e linguagens nas aulas de História e a formação cidadã de jovens estudantes do Ensino Médio. In: GUIMARÃES, Selva. (Org.). Ensino de História e cidadania. Campinas: Papirus Editora, 2016, p. 253-277.

SCOTT, Joan. História das mulheres. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1992, p. 63-95.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, p. 71-99, jul./dez. 1995.

SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da História. Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2011, p. 263-283.

VALIM, Alexandre Busko. História e cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos Domínios da História Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2012, p. 283-300.

ZAHAVI, Gerald. Ensinando história pública no século XXI. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. (Org.). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p. 53-64.

Fontes

SENA, Catarina de. Cartas completas. São Paulo: Paulus, 2016.

PIZAN, Christine. A cidade das damas. Florianópolis: Editora mulheres, 2012.

ABELARDO, Pedro. Correspondência de Abelardo e Heloísa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DI RUGGIERO, Trotulla. Sobre a doença das mulheres. Florianópolis: UFSC/DLLE/PGET, 2018.

Filmografia

EM NOME de Deus (Stealing Heaven). Direção de Clive Donner. Estados Unidos: Paris Filmes, 1988. 1 DVD (108 min).

Publiée

2021-12-22

Comment citer

VIANNA, Luciano José; BORGES FONSECA, Edjane. A utilização de filmes na formação de professores de História: possibilidades sobre a História das Mulheres com o filme Em Nome de Deus (1988) . Faces da História, [S. l.], v. 8, n. 02, p. 250–273, 2021. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2081. Acesso em: 24 nov. 2024.