Pão nosso de cada dia

religiosidade, dietética e jejum na Igreja Ortodoxa Bizantina

Auteurs

  • Felipe Daniel Ruzene Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

História da Alimentação, Cristianismo Ortodoxo, Idade Média, Jejum, Disciplina, Ascetismo

Résumé

Esta pesquisa se trata de uma revisão bibliográfica acerca da dietética nos exercícios do cristianismo. Concentro-me em compreender as prescrições disciplinares da Igreja Ortodoxa Oriental Bizantina no que diz respeito à alimentação, dando foco às fontes monasteriais e leigas da Idade Média e seus impactos nas práticas alimentares dos fiéis na contemporaneidade. Assim, apresento um estudo sobre a temática da religiosidade e da alimentação na ortodoxia bizantina, bem como uma abordagem comparativa entre o ascetismo dietético no período medieval e contemporâneo. Entendendo que as religiões têm aspectos, cheiros e sabores diferentes, analiso as abstinências e jejuns como formas de compreensão das múltiplas realidades socioculturais do outro pulmão da Igreja cristã. Após um breve estado da arte sobre a relação entre religião e cozinha, apresento uma análise das práticas alimentares em ambientes clericais e leigos medievais, analisando a relação entre disciplina e alimentação na ortodoxia, finalizando com uma análise comparativa das práticas dietéticas e disciplinares na ortodoxia da Idade Contemporânea com os modelos de ascetismo alimentar da Idade Média. Concluo que a religião cristã bizantina desenvolveu profundas influências nas práticas alimentares e na escolha dos alimentos pelos fiéis, edificando significados à mesa, impondo restrições e contribuindo para o autorreconhecimento e alteridade dos crentes ortodoxos ante às diversas vivências do cristianismo.

Références

AMORIM, Cynthia Pádua; DIAS, Alessandro Adrelle Eller. A Igreja Católica e suas influências na alimentação: uma perspectiva histórica. Unitas: Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 7, n. 2, p. 3-18, 2019.

ASAD, Talal. Genealogies of religion: discipline and reasons of power in Christianity and Islam. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1993.

ASAD, Talal. A construção da religião como uma categoria antropológica. Cadernos de Campo: revista dos alunos de pós-graduação em antropologia social da USP, São Paulo, v. 19, n. 19, p. 263-284, 2010.

AWAD, Hind Salah. Some aspects of monastic diets from Thebes: a comparative study of the consumption of fish and meat. Scrinium: journal of patrology and critical hagiography, Leiden, n. 16, p. 48-57, 2020.

BASÍLIO. De legendis gentilium libris. Chicago: University of Chicago Library, 2018.

BÍBLIA Sagrada: Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018.

CARRIJO, Letícia Cardoso. Alimentação monástica nos fins da Idade Média: o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Portugal, séculos XV-XVI). 2022. 128 p. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.

CATECISMO Ortodoxo: ensinamentos básicos da Fé Ortodoxa. Rio de Janeiro: Missão Ortodoxa da proteção da Mãe de Deus, 2021. p. 206.

CHAILLOT, Christine. The dialogue between the Eastern Orthodox and Oriental Orthodox Churches. Vólos: Volos Academy Publications, 2016.

CIVITELLO, Linda. Cuisine and culture: a History of food and people. 2. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2007.

DIDAQUÉ Instruções dos apóstolos: catecismo dos primeiros cristãos. Tradução: Urbano Zilles. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 2: o uso dos prazeres. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 3: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GARCIA, Paulo Roberto. “Isto é o meu corpo”: rituais de alimentação e interação social no cristianismo primitivo. Revista Caminhando, São Paulo, v. 12, n. 20, p. 19-28, 2007.

GROTTANELLI, Cristiano. A carne e seus ritos. In: FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo (Org.). História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 2020. p. 121-136.

HEYBERGER, Bernard. Fasting: the limits of catholic confessionalization in Eastern Christianity in the eighteenth century. In: LOOP, Jan; KRAYE, Jill. Scholarship between Europe and the Levant: essays in honor of Alastair Hamilton. Leiden: Koninklijke Brill, 2020. p. 217-235.

HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

KISLINGER, Ewald. Os cristãos do Oriente: regras e realidades alimentares no mundo bizantino. In: FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 2020. p. 318-337.

LAZAROU, Chrystalleni; MATALAS, Antonia-Leda. A critical review of current evidence, perspectives and research implications of diet-related traditions of the Eastern Christian Orthodox Church on dietary intakes and health consequences. International Journal of Food Sciences and Nutrition, Londres, n. 61, v. 7, p. 739-758, 2010.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

MATALAS, Antonia-Leda; TOURLOUKI, Eleni; LAZAROU, Chrystalleni. Fasting and food habits in the Eastern Orthodox Church. In: ALBALA, Ken; EDEN, Trudy (Ed.). Food and faith in Christian culture. Nova Iorque: Columbia University Press, 2011. p. 189-204.

MATHEWES-GREEN, Frederica. Fasting: from the Orthodox front lines. Christian History, Worcester, n. 125, p. 22, 2018.

MAZOKOPAKIS, Elias.; SAMONIS, George. Why is meat excluded from the Orthodox Christian diet during fasting? A religious and medical approach. Maedica: a journal of Clinical Medicine, Basiléia, v. 13, n. 4, p. 282-285, 2018.

MULHERN, Kathleen. The royal way: Feasting or fasting? The constant Christian tension in the public square. Christian History, Worcester, n. 125, p. 19-21, 2018.

NADALINI, Ana Paula. Comida de santo na cozinha dos homens: um estudo da ponte entre Alimentação e Religião. Orientador: Carlos Roberto Antunes dos Santos. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

NELLIST, Christina. Eastern Orthodox Christianity and animal suffering: ancient voices in Modern Theology. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2018.

PERTILE, Nedio. O momento e o modo da consagração eucarística: uma contribuição da teologia ortodoxa de Paul Evdokimov. Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, n. 37, p. 173-198, 2005.

POULAIN, Jean-Pierre. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

RAMÍREZ, Pablo Telman. El conflicto en Ucrania: el primer enfrentamiento serio de Rusia con Occidente durante la etapa de la post-Guerra Fría. Foro Internacional, Cidade do México, n. 224, v. 2, p. 470-502, 2016.

RUZENE, Felipe Daniel. À mesa de Platão: filosofia e alimentação nos diálogos socrático-platônicos. Curitiba: Saca-Rolhas, 2022.

TAIT, Jennifer Woodruff. Raise a juice box to the temperance movement: getting unfermented wine from the vineyard. Christian History, Worcester, n. 125, p. 33-34, 2018.

TRAFTON, Jennifer. What should Christians cook? Faith in the kitchen. Christian History, Worcester, n. 125, p. 13-18, 2018. Fev. 1940.

Téléchargements

Publiée

2024-07-25

Comment citer

RUZENE, Felipe Daniel. Pão nosso de cada dia: religiosidade, dietética e jejum na Igreja Ortodoxa Bizantina. Faces da História, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 282–309, 2024. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2621. Acesso em: 26 juill. 2024.