LABORATÓRIO DE APOIO À PESQUISA HISTÓRICA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
LAPHIA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Palavras-chave:
Infância, Fontes, AcervoResumo
O Laboratório de Apoio à Pesquisa Histórica da Infância e da Adolescência foi criado no final do ano de 2003 na Universidade Estadual de Maringá com o objetivo principal de sistematizar informações referentes a acervos (públicos e privados) de instituições governamentais e não governamentais que atuam diretamente com a infância e a adolescência (com exceção da educação formal) ou que contribuam para as pesquisas da história da criança e do adolescente, principalmente na região de Maringá. Uma de suas linhas está voltada para as fontes orais, tanto produzindo como buscando acesso e informações de acervos existentes. Outra linha é o tratamento documental com dois fundos que estão sob nossa guarda: 1) Instituto Brasileiro do Café (IBC/GERCA) e 2) Fundação do Desenvolvimento Social de Maringá.
Referências
ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: MARTINS, José de Souza (coord.). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1991. p. 181–208.
CAMPOS, Angela Valadares D. de S. O menor institucionalizado: um desafio para a sociedade. Petrópolis: Vozes, 1984.
CAMPOS, Célia Reis. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: FAPESP/UNESP, 1999. p. 57.
DEL PRIORE, Mary (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
FREITAS, Marcos Cezar (org.). História Social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.
FREITAS, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas (SP): Papyrus, 2003.
GOMIDE, Paula. O menor infrator: a caminho de um novo tempo. Curitiba: Juruá, 1990.
GUIRADO, Marlene. A criança e a FEBEM. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GUIRADO, Marlene. Instituição e relações afetivas. São Paulo: Summus, 1986.
GUSMÃO, Emery Marques. Arquivos escolares, memória e cultura. Patrimônio e Memória, UNESP–FCLAS–CEDAP, v. 1, n. 1, 2005.
KOSMINSKY, Ethel Volfzon. A infância assistida. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
MARCÍLIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.
MORELLI, Ailton J. A criança, o menor e a lei: uma discussão em torno do atendimento infantil e da noção de inimputabilidade. Assis, 1996. Dissertação (Mestrado em História) – UNESP.
MORELLI, Ailton J. A inimputabilidade e a impunidade em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo: ANPUH, v. 19, n. 37, p. 125–156, 1999.
MÜLLER, Verônica R.; MORELLI, Ailton J. (org.). Crianças e adolescentes: a arte de sobreviver. Maringá: EDUEM, 2002.
MÜLLER, Verônica R.; RODRIGUES, Patrícia C. Reflexões de quem navega na educação social. Maringá: Clichetec, 2002.
MOURA, Esmeralda B. Bolsonaro de. Mulheres e menores no trabalho industrial: os fatores sexo e idade na dinâmica do capital. Petrópolis: Vozes, 1982.
MOURA, Esmeralda B. Bolsonaro de. Infância operária e acidente do trabalho em São Paulo. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991. p. 112–128.
PASSETI, Edson. Política Nacional do Bem-Estar do Menor. São Paulo, 1982. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – USP.
PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coord.). As crianças: contextos e identidades. Braga (Portugal): Universidade do Minho/Abel Antonio Bezerra, 1997. p. 10.
RIBEIRO, Ivete; BARBOSA, Maria de Lourdes V. A. Menor e sociedade brasileira: análises, programas institucionais e experiências. São Paulo: Loyola, 1987.
RIZZINI, Irene. Levantamento bibliográfico da produção científica sobre a infância pobre no Brasil. Rio de Janeiro: USU, 1989.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. "Menores" institucionalizados e meninos de rua: os grandes temas de pesquisas nas décadas de 80. In: FAUSTO, Ayrton; CERVINI, Ruben (org.). O trabalho e a rua: crianças e adolescentes no Brasil urbano dos anos 80. São Paulo: Cortez, 1991. p. 69–90.
SADER, Emir et al. Fogo no pavilhão. São Paulo: Bronteaux, 1987.
SAMARA, Eni M. Tendências atuais da História da família no Brasil. In: ALMEIDA, A. M. de (org.). Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo–UFRRJ, 1987. p. 25–36.
SAMARA, Eni M. As mulheres, o poder e a família: São Paulo, século XIX. São Paulo: Marco Zero; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1989.
YASLLE, Elisabeth G. Expectativas do professor: um estudo sobre um programa de treinamento aplicado a professores de alunos provenientes de orfanato. São Paulo, 1980. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) – PUC/SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.