LABORATÓRIO DE APOIO À PESQUISA HISTÓRICA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

LAPHIA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Autores

Palavras-chave:

Infância, Fontes, Acervo

Resumo

O Laboratório de Apoio à Pesquisa Histórica da Infância e da Adolescência foi criado no final do ano de 2003 na Universidade Estadual de Maringá com o objetivo principal de sistematizar informações referentes a acervos (públicos e privados) de instituições governamentais e não governamentais que atuam diretamente com a infância e a adolescência (com exceção da educação formal) ou que contribuam para as pesquisas da história da criança e do adolescente, principalmente na região de Maringá. Uma de suas linhas está voltada para as fontes orais, tanto produzindo como buscando acesso e informações de acervos existentes. Outra linha é o tratamento documental com dois fundos que estão sob nossa guarda: 1) Instituto Brasileiro do Café (IBC/GERCA) e 2) Fundação do Desenvolvimento Social de Maringá.

Biografia do Autor

Ailton José Morelli, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Licenciatura de História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor não titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente em História da Criança no Brasil, Direitos da Criança e do Adolescente e Metodologia de Ensino

Verônica Regina Muller, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doutorado em História da Educação Social Contemporânea - Universidad de Barcelona (1996) e pós-doutorado na mesma área em Barcelona. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá ( Mestrado e Doutorado em Educação) e membro da coordenação do PCA (Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente). 

Referências

ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: MARTINS, José de Souza (coord.). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1991. p. 181–208.

CAMPOS, Angela Valadares D. de S. O menor institucionalizado: um desafio para a sociedade. Petrópolis: Vozes, 1984.

CAMPOS, Célia Reis. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: FAPESP/UNESP, 1999. p. 57.

DEL PRIORE, Mary (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.

DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

FREITAS, Marcos Cezar (org.). História Social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

FREITAS, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. Campinas (SP): Papyrus, 2003.

GOMIDE, Paula. O menor infrator: a caminho de um novo tempo. Curitiba: Juruá, 1990.

GUIRADO, Marlene. A criança e a FEBEM. São Paulo: Perspectiva, 1980.

GUIRADO, Marlene. Instituição e relações afetivas. São Paulo: Summus, 1986.

GUSMÃO, Emery Marques. Arquivos escolares, memória e cultura. Patrimônio e Memória, UNESP–FCLAS–CEDAP, v. 1, n. 1, 2005.

KOSMINSKY, Ethel Volfzon. A infância assistida. 1992. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MORELLI, Ailton J. A criança, o menor e a lei: uma discussão em torno do atendimento infantil e da noção de inimputabilidade. Assis, 1996. Dissertação (Mestrado em História) – UNESP.

MORELLI, Ailton J. A inimputabilidade e a impunidade em São Paulo. Revista Brasileira de História, São Paulo: ANPUH, v. 19, n. 37, p. 125–156, 1999.

MÜLLER, Verônica R.; MORELLI, Ailton J. (org.). Crianças e adolescentes: a arte de sobreviver. Maringá: EDUEM, 2002.

MÜLLER, Verônica R.; RODRIGUES, Patrícia C. Reflexões de quem navega na educação social. Maringá: Clichetec, 2002.

MOURA, Esmeralda B. Bolsonaro de. Mulheres e menores no trabalho industrial: os fatores sexo e idade na dinâmica do capital. Petrópolis: Vozes, 1982.

MOURA, Esmeralda B. Bolsonaro de. Infância operária e acidente do trabalho em São Paulo. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991. p. 112–128.

PASSETI, Edson. Política Nacional do Bem-Estar do Menor. São Paulo, 1982. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – USP.

PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (coord.). As crianças: contextos e identidades. Braga (Portugal): Universidade do Minho/Abel Antonio Bezerra, 1997. p. 10.

RIBEIRO, Ivete; BARBOSA, Maria de Lourdes V. A. Menor e sociedade brasileira: análises, programas institucionais e experiências. São Paulo: Loyola, 1987.

RIZZINI, Irene. Levantamento bibliográfico da produção científica sobre a infância pobre no Brasil. Rio de Janeiro: USU, 1989.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. "Menores" institucionalizados e meninos de rua: os grandes temas de pesquisas nas décadas de 80. In: FAUSTO, Ayrton; CERVINI, Ruben (org.). O trabalho e a rua: crianças e adolescentes no Brasil urbano dos anos 80. São Paulo: Cortez, 1991. p. 69–90.

SADER, Emir et al. Fogo no pavilhão. São Paulo: Bronteaux, 1987.

SAMARA, Eni M. Tendências atuais da História da família no Brasil. In: ALMEIDA, A. M. de (org.). Pensando a família no Brasil: da colônia à modernidade. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo–UFRRJ, 1987. p. 25–36.

SAMARA, Eni M. As mulheres, o poder e a família: São Paulo, século XIX. São Paulo: Marco Zero; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 1989.

YASLLE, Elisabeth G. Expectativas do professor: um estudo sobre um programa de treinamento aplicado a professores de alunos provenientes de orfanato. São Paulo, 1980. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar) – PUC/SP.

Downloads

Publicado

30-05-2007

Como Citar

Morelli, A. J., & Muller, V. R. (2007). LABORATÓRIO DE APOIO À PESQUISA HISTÓRICA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: LAPHIA/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Patrimônio E Memória, 3(1), 171–185. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3957