HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

NOVAS FONTES E NOVOS ENFOQUES DE ANÁLISE

Autores

Palavras-chave:

História da educação, Historiografia, Fontes

Resumo

O intuito do presente texto é analisar as possibilidades abertas pela análise histórica para a renovação dos problemas, métodos e fontes da História da Educação brasileira. Para tanto, destaca-se a influência dos pensadores ligados ao movimento de renovação da
educação conhecidos como escolanovistas na produção sobre educação no Brasil e as contribuições para a História da Educação advindas de pesquisadores abertos ao diálogo com as novas correntes historiográficas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Marotta Peters, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (1998) e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Araçatuba (1994) . É doutor em História Social pela UNESP/Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista Filho (2010). Atualmente é professor da Fundação Educacional de Penápolis, onde ministra História da Medicina no curso de Medicina, Economia I e II nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Economia no curso de Direito, e do Colégio Anglo de Penápolis, onde ministra aulas de História. Tem experiência nas áreas de História, Economia Brasileira, Filosofia e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente com os seguintes temas: História Contemporânea, História das Religiões e Religiosidades no Brasil, História Social do Corpo, História da Medicina, Imaginário e Representações Sociais, Introdução à Economia e Economia Brasileira. Foi professor de História da rede estadual de ensino de São Paulo entre 2001 e 2008.

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Publicado

30-07-2006

Como Citar

Marotta Peters, C. E. (2006). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NOVAS FONTES E NOVOS ENFOQUES DE ANÁLISE. Patrimônio E Memória, 2(1), 134–145. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3984

Edição

Seção

Artigos Livres