HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
NOVAS FONTES E NOVOS ENFOQUES DE ANÁLISE
Palabras clave:
História da educação, Historiografia, FontesResumen
O intuito do presente texto é analisar as possibilidades abertas pela análise histórica para a renovação dos problemas, métodos e fontes da História da Educação brasileira. Para tanto, destaca-se a influência dos pensadores ligados ao movimento de renovação da
educação conhecidos como escolanovistas na produção sobre educação no Brasil e as contribuições para a História da Educação advindas de pesquisadores abertos ao diálogo com as novas correntes historiográficas.
Citas
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Tradução: Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Configuração da historiografia educacional brasileira. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 329–333.
CHARTIER, Roger. Textos, impressão, leituras. In: HUNT, Lynn (org.). A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 215–233.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 10. ed. Tradução de Lígia M. Pondé Vassallo. Petrópolis: Vozes, 1993.
GHIRALDELLI Jr., Paulo. Filosofia e história da educação brasileira. Barueri, SP: Manole, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 4. ed. São Paulo: Ática, 1995.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes de Faria; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LOPES, Marta Maria. Mitos e utopias na educação brasileira: o professor e a construção democrática na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1946–1961). 2001. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP.
MELLO E SOUZA, Laura de. Aspectos da historiografia da cultura sobre o Brasil Colonial. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 23–38.
VEIGA, Cynthia Greive; LIMA E FONSECA, Thais Nivia de (orgs.). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VIDAL, Diana Gonçalves. Michel de Certeau e a difícil arte de fazer história das práticas. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 257–284.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.