HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

NOVAS FONTES E NOVOS ENFOQUES DE ANÁLISE

Autores/as

Palabras clave:

História da educação, Historiografia, Fontes

Resumen

O intuito do presente texto é analisar as possibilidades abertas pela análise histórica para a renovação dos problemas, métodos e fontes da História da Educação brasileira. Para tanto, destaca-se a influência dos pensadores ligados ao movimento de renovação da
educação conhecidos como escolanovistas na produção sobre educação no Brasil e as contribuições para a História da Educação advindas de pesquisadores abertos ao diálogo com as novas correntes historiográficas.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Marotta Peters, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (1998) e em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Araçatuba (1994) . É doutor em História Social pela UNESP/Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista Filho (2010). Atualmente é professor da Fundação Educacional de Penápolis, onde ministra História da Medicina no curso de Medicina, Economia I e II nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, Economia no curso de Direito, e do Colégio Anglo de Penápolis, onde ministra aulas de História. Tem experiência nas áreas de História, Economia Brasileira, Filosofia e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente com os seguintes temas: História Contemporânea, História das Religiões e Religiosidades no Brasil, História Social do Corpo, História da Medicina, Imaginário e Representações Sociais, Introdução à Economia e Economia Brasileira. Foi professor de História da rede estadual de ensino de São Paulo entre 2001 e 2008.

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Publicado

2006-07-30

Cómo citar

Marotta Peters, C. E. (2006). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NOVAS FONTES E NOVOS ENFOQUES DE ANÁLISE. Patrimônio E Memória, 2(1), 134–145. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3984