A construção de um acervo

princípios e estratégias de classificação

Autores/as

Palabras clave:

Acervo, Arte moderna, Coleção universitária, História da arte

Resumen

O presente artigo busca analisar a coleção de obras de arte da Universidade de Brasília, conservadas pela instituição desde 1962. Para tanto, sua identificação como expressão do vocabulário “tardio” do modernismo serve como elemento para problematizar o impacto de uma classificação canônica da história da arte brasileira sobre o projeto de visibilidade da coleção. Compreender o processo de seleção de objetos inscritos em diferentes estatutos históricos, sua adesão ao princípio de coleção unitária e os enquadramentos das obras, enquanto objetos que são colocados a ver, em especificidades tipológicas da estética e da história da arte, também são os objetos da presente análise.

Biografía del autor/a

Emerson Dionisio Gomes Oliveira, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Historia da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2009). Professor Associado do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília. 

Citas

AMARAL, Aracy A. MAC: da estruturação necessária à pesquisa no museu. In: ______. Textos do Trópico de Capricórnio. Vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 207-212.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: o novo modernismo paulista em meados do século. Tempo Social, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 39-52, out. 1997. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20701997000200003>. Acesso em: set. 2010.

BENNETT, Tony. The Birth of The Museum. London: Routledge, 1995.

BOONE, Silvana. Novas mídias na arte contemporânea: um recorte sobre os acervos dos museus no Brasil. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 32, 2012, Brasília; Campinas, SP. Anais... Brasília; Campinas, SP: CBHA, 2012, p. 1-9.

BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo: o novo e o outro novo. In: LIMA, Sueli de (org.). Experiência crítica – textos selecionados: Ronaldo Brito. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 74-88.

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. Aderaldo. Presença da literatura brasileira: das origens ao romantismo. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel, 1980.

CHIARELLI, Tadeu. De Anita à Academia: para repensar a história da arte no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 88, p. 113-132, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002010000300007&script=sci_arttext> Acesso em: novembro de 2012.

CHIARELLI, Tadeu. Um modernismo que veio depois. São Paulo: Alameda, 2012.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade; Editora Unesp, 2001.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XX? São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

DAGOGNET, François. Le musée sans fin. Seyssel: Champ Vallon, 1993.

DOMINGUES, Diana. Redefinindo fronteiras da arte contemporânea: passado, presente e desafios da arte, ciência e tecnologia na história da arte. In: ______ (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p.25-67.

FABRIS, Annateresa. Modernismo: nacionalismo e engajamento. In: AGUILAR, Nelson (org.). Bienal século XX. São Paulo: Fundação Bienal, 1994, p. 72-83.

FABRIS, Annateresa. Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In:______ (org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 09-24.

HERKENHOFF, Paulo. O Moderno antes do Modernismo oficial. In: ______. Arte brasileira na coleção Fadel. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: CCBB, 2002, p. 22-29.

HUGHSTON, Milan. Leaning Machines, Wunderkammers, and networks in documenting the art of our time. In: MARINGELLI, Isabel; BEVILACQUA, Gabriel (orgs.). I Seminário Serviços de Informação em Museus. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010, p. 43-56.

GOMES, Ana Lúcia de Abreu; CARRIJO, Elizângela. Lygia Martins Costa: dedicação ao mundo museal por mais de meio século. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v.1, n. 1, p. 252-268, jan./jul., 2012.

LEITE, José Roberto Teixeira. O século XX antes da Semana de Arte Moderna. In: GONÇALVES, Liseth Rebollo (org.). A arte brasileira no século XX. São Paulo: ABCA; MAC USP: Imprensa Oficial, 2007, p. 33-48.

LINS, Ariel; OLIVEIRA, Emerson. Milan Dusek na coleção da Casa da Cultura da América Latina. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18, 2012, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2012. p. 1-21.

MARTINEZ, Elisa; GONÇALVES SOBRINHO, Maryela. Paisagens no Brasil no contexto de uma coleção pública: artistas viajantes no Palácio Itamaraty em Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 20, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011, p. 1-19.

MARTINEZ, Vicente. A Modernidade do Livro de Arte Brasileiro: A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil na coleção de obras raras da UnB. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 17, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: NPAP, 2008, p. 786-795.

MIRANDA, Wander Melo. Emblemas do moderno tardio. In: ______ (Org.). Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 265-272.

NASCIMENTO, Abdias. A arte e os Orixás In: ______. Abdias Nascimento, 90 anos Memória Viva. Rio de Janeiro: Editora: IPEAFRO, 2006, p. 15-21.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. A exposição que sonhou com um museu. Simpósio Nacional de História – História e Mmultidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 24, 2007, São Leopoldo, Anais... São Leopoldo: Unisinos, 2007, p. 1-7.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Museus de Fora: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea no Brasil. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio. Diferentes Semanas de Arte de 1922: apropriações periféricas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16, São Paulo. Anais... São Paulo: Anpuh, 2011, p. 1-15.

POMIAN, Krysztof. Coleção. In: Enciclopedia Einaudi. Vol.1. Porto: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984, p. 51-86.

POULOT, Dominique. Museu, nação, acervo. In: BITTENCOURT, José Neves et al. História representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003, p. 26- 62.

POULOT, Dominique. Patrimoine et musées. L’institution de la culture. Paris: Hachette, 2007.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. O Livro das Aves. Fragmento de um manuscrito desaparecido. Atas da VI Semana de Estudos Medievais / I Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval. Brasília: Edição do Programa de Estudos Medievais – PEM/DF, 2006, p. 126-136.

ROTH, Martin. Collectionner ou accumuler? Terrain, n. 12 - Du congélateur au déménagement, abril de 1989. Disponível em: <http://terrain.revues.org/document3338.html>. Acesso em: ag. 2005.

SILVA, Jorge Anthonio. Wega Nery. São Paulo: Editora Pantemporânea, 2009.

SOBRINHO, Maryela. A coleção de obra de arte do Banco Central: sua formação e exposições. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 32, 2012, Brasília; Campinas, SP. Anais... Brasília; Campinas, SP: CBHA, 2012, p. 1-8.

TRINDADE, Naira. Obras de arte espalhadas pela UnB vão ganhar espaço em um catálogo especial. Correio Braziliense, Brasília, 6 jan. 2011, Caderno Cidade, p. C-7.

WITCOMB, Andrea. Re-imagining the Museum. Beyond the Mausoleum. Londres: Routledge, 2003.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

Gomes Oliveira, E. D. (2013). A construção de um acervo: princípios e estratégias de classificação . Patrimônio E Memória, 9(1), 96–112. Recuperado a partir de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3588