A construção de um acervo

princípios e estratégias de classificação

Autores

Palavras-chave:

Acervo, Arte moderna, Coleção universitária, História da arte

Resumo

O presente artigo busca analisar a coleção de obras de arte da Universidade de Brasília, conservadas pela instituição desde 1962. Para tanto, sua identificação como expressão do vocabulário “tardio” do modernismo serve como elemento para problematizar o impacto de uma classificação canônica da história da arte brasileira sobre o projeto de visibilidade da coleção. Compreender o processo de seleção de objetos inscritos em diferentes estatutos históricos, sua adesão ao princípio de coleção unitária e os enquadramentos das obras, enquanto objetos que são colocados a ver, em especificidades tipológicas da estética e da história da arte, também são os objetos da presente análise.

Biografia do Autor

Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Historia da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (2009). Professor Associado do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília. 

Referências

AMARAL, Aracy A. MAC: da estruturação necessária à pesquisa no museu. In: ______. Textos do Trópico de Capricórnio. Vol. 2: Circuitos de arte na América Latina e no Brasil. São Paulo: Ed. 34, 2006, p. 207-212.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: o novo modernismo paulista em meados do século. Tempo Social, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 39-52, out. 1997. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-20701997000200003>. Acesso em: set. 2010.

BENNETT, Tony. The Birth of The Museum. London: Routledge, 1995.

BOONE, Silvana. Novas mídias na arte contemporânea: um recorte sobre os acervos dos museus no Brasil. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 32, 2012, Brasília; Campinas, SP. Anais... Brasília; Campinas, SP: CBHA, 2012, p. 1-9.

BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo: o novo e o outro novo. In: LIMA, Sueli de (org.). Experiência crítica – textos selecionados: Ronaldo Brito. São Paulo: Cosac Naify, 2005, p. 74-88.

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. Aderaldo. Presença da literatura brasileira: das origens ao romantismo. São Paulo; Rio de Janeiro: Difel, 1980.

CHIARELLI, Tadeu. De Anita à Academia: para repensar a história da arte no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 88, p. 113-132, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002010000300007&script=sci_arttext> Acesso em: novembro de 2012.

CHIARELLI, Tadeu. Um modernismo que veio depois. São Paulo: Alameda, 2012.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade; Editora Unesp, 2001.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XX? São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

DAGOGNET, François. Le musée sans fin. Seyssel: Champ Vallon, 1993.

DOMINGUES, Diana. Redefinindo fronteiras da arte contemporânea: passado, presente e desafios da arte, ciência e tecnologia na história da arte. In: ______ (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p.25-67.

FABRIS, Annateresa. Modernismo: nacionalismo e engajamento. In: AGUILAR, Nelson (org.). Bienal século XX. São Paulo: Fundação Bienal, 1994, p. 72-83.

FABRIS, Annateresa. Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In:______ (org.). Modernidade e modernismo no Brasil. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 09-24.

HERKENHOFF, Paulo. O Moderno antes do Modernismo oficial. In: ______. Arte brasileira na coleção Fadel. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: CCBB, 2002, p. 22-29.

HUGHSTON, Milan. Leaning Machines, Wunderkammers, and networks in documenting the art of our time. In: MARINGELLI, Isabel; BEVILACQUA, Gabriel (orgs.). I Seminário Serviços de Informação em Museus. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010, p. 43-56.

GOMES, Ana Lúcia de Abreu; CARRIJO, Elizângela. Lygia Martins Costa: dedicação ao mundo museal por mais de meio século. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v.1, n. 1, p. 252-268, jan./jul., 2012.

LEITE, José Roberto Teixeira. O século XX antes da Semana de Arte Moderna. In: GONÇALVES, Liseth Rebollo (org.). A arte brasileira no século XX. São Paulo: ABCA; MAC USP: Imprensa Oficial, 2007, p. 33-48.

LINS, Ariel; OLIVEIRA, Emerson. Milan Dusek na coleção da Casa da Cultura da América Latina. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18, 2012, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2012. p. 1-21.

MARTINEZ, Elisa; GONÇALVES SOBRINHO, Maryela. Paisagens no Brasil no contexto de uma coleção pública: artistas viajantes no Palácio Itamaraty em Brasília. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 20, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2011, p. 1-19.

MARTINEZ, Vicente. A Modernidade do Livro de Arte Brasileiro: A Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil na coleção de obras raras da UnB. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 17, Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis, SC: NPAP, 2008, p. 786-795.

MIRANDA, Wander Melo. Emblemas do moderno tardio. In: ______ (Org.). Narrativas da modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 265-272.

NASCIMENTO, Abdias. A arte e os Orixás In: ______. Abdias Nascimento, 90 anos Memória Viva. Rio de Janeiro: Editora: IPEAFRO, 2006, p. 15-21.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. A exposição que sonhou com um museu. Simpósio Nacional de História – História e Mmultidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 24, 2007, São Leopoldo, Anais... São Leopoldo: Unisinos, 2007, p. 1-7.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Museus de Fora: a visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea no Brasil. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

OLIVEIRA, Emerson Dionisio. Diferentes Semanas de Arte de 1922: apropriações periféricas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 16, São Paulo. Anais... São Paulo: Anpuh, 2011, p. 1-15.

POMIAN, Krysztof. Coleção. In: Enciclopedia Einaudi. Vol.1. Porto: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984, p. 51-86.

POULOT, Dominique. Museu, nação, acervo. In: BITTENCOURT, José Neves et al. História representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003, p. 26- 62.

POULOT, Dominique. Patrimoine et musées. L’institution de la culture. Paris: Hachette, 2007.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. O Livro das Aves. Fragmento de um manuscrito desaparecido. Atas da VI Semana de Estudos Medievais / I Encontro Luso-Brasileiro de História Medieval. Brasília: Edição do Programa de Estudos Medievais – PEM/DF, 2006, p. 126-136.

ROTH, Martin. Collectionner ou accumuler? Terrain, n. 12 - Du congélateur au déménagement, abril de 1989. Disponível em: <http://terrain.revues.org/document3338.html>. Acesso em: ag. 2005.

SILVA, Jorge Anthonio. Wega Nery. São Paulo: Editora Pantemporânea, 2009.

SOBRINHO, Maryela. A coleção de obra de arte do Banco Central: sua formação e exposições. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 32, 2012, Brasília; Campinas, SP. Anais... Brasília; Campinas, SP: CBHA, 2012, p. 1-8.

TRINDADE, Naira. Obras de arte espalhadas pela UnB vão ganhar espaço em um catálogo especial. Correio Braziliense, Brasília, 6 jan. 2011, Caderno Cidade, p. C-7.

WITCOMB, Andrea. Re-imagining the Museum. Beyond the Mausoleum. Londres: Routledge, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

Gomes Oliveira, E. D. (2013). A construção de um acervo: princípios e estratégias de classificação . Patrimônio E Memória, 9(1), 96–112. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3588