NOTES ON THE AMAZONIA MUSEUM

Authors

Keywords:

Museum, Amazonia, Science communication

Abstract

This paper briefly presents the context, in which the Museum of Amazonia (MUSA) has been set, the main points of the museum’s conceptual project, and how this proposal intends to contribute in broadening the appreciation of biodiversity, and in constructing a model of education that combines science and traditional knowledge.

Author Biographies

Ennio Candotti, Paulista State University UNESP

Nascido em Roma Italia, em 1942, emigrou com a familia para São Paulo, é naturalizado brasileiro desde 1983. Formou-se: bacharel em fisica pela USP em 1964 e recebeu a 'Laurea' em Fisica pela Universidade de Napoles Italia em1972 . Bolsista da FAPESP de 1963 a1969 e assitente do Instituto de Fisica Teorica de São Paulo de 1967 a1971 e mais tarde bolsita do CNPq entre 1976 e 77 e de 1988 a 1989. Realizou estagios de pesquisa em fisica teórica no Instituto de Fisica da Universidade de Pisa e na Scuola Normale Superiore de Pisa, Italia entre 1966-67, e no Instituto de Fisica Teorica da Universidade de Munique, Alemanha (1968-69) e mais tarde no Instituto de Fisica da Universidade de Napoles/INFN (1969-1972). Lecionou fisica no ensino secundario em Milão em 1973 onde colaborou com a revista de divulgação científica Sapere. Foi professor do Instituto de Fisica da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 1974 e 1996 e do Departamento de Fisica da Universidade Federal do Espirito Santo entre 1996 e 2008. Aposentado em 2008, transferiu-se para a Universidade do Estado do Amazonas onde foi professor de 2009 a 2012. 

Laurianne Franco, Paulista State University UNESP

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Comunicação e Divulgação Científica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atuação profissional como assessora de comunicação, produção de conteúdo, redatora publicitária, planejamento e marketing digital. Já publicou artigos em congressos internacionais e nacionais, possui prêmios acadêmicos e profissionais em Jornalismo e Publicidade.

Mariana Ferraz, Paulista State University UNESP

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Divulgação Científica.

References

CAPOZOLI, Ulisses. Contrastes e conflitos numa terra de sedução. In: AMAZÔNIA, interesses e conflitos. Revista ComCiência, 2000. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz4.htm.

FERRAZ, Mariana. Projeto Museu Imaginário - Musa entrevista Milton Hatoum: Natureza banida. 2010. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/?q=94-categoria-2101-Museu%20Imagin%C3%A1rio#1.

GUIMARÃES, Vanessa F.; DA SILVA, Gilson Antunes. Implantação de Centros e Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. p. 132-151.

MAYR, Ernst. The growth of biological thought. Harvard University Press, 1982.

MUBARAC, Roberto. Educação indígena em Manaus. Tese (Mestrado) — Universidade do Estado do Amazonas, 2009.

SCHOR, Tatiana. Palestra Rede urbana e cidade na Amazônia brasileira. Proferida em 14 out. 2010, no Museu da Amazônia (Musa).

THOMPSON, Christian. Amazônia viva! Uma década de descobertas: 1999-2009. Relatório online da WWF. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/amazonia-viva-uma-decada-de-descobertas-1999-2009/.

WWF. Amazônia viva! Uma década de descobertas: 1999-2009. Relatório online. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/amazonia-viva-uma-decada-de-descobertas-1999-2009/.

Published

2010-12-30

How to Cite

Candotti, E., Franco, L., & Ferraz, M. (2010). NOTES ON THE AMAZONIA MUSEUM . Patrimônio E Memória, 6(2), 86–100. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3824