NOTAS SOBRE O MUSEU DA AMAZÔNIA

Autores

Palavras-chave:

Museu, Amazônia, Divulgação científica

Resumo

Neste artigo apresentamos brevemente o contexto no qual se insere o Museu da Amazônia (Musa). Em seguida, apresentamos os pontos principais do projeto conceitual do museu e como essa proposta pretende contribuir para a valorização da biodiversidade e para um modelo de educação que combine ciência e saberes tradicionais.

Biografia do Autor

Ennio Candotti, Universidade Estadual Paulista UNESP

Nascido em Roma Italia, em 1942, emigrou com a familia para São Paulo, é naturalizado brasileiro desde 1983. Formou-se: bacharel em fisica pela USP em 1964 e recebeu a 'Laurea' em Fisica pela Universidade de Napoles Italia em1972 . Bolsista da FAPESP de 1963 a1969 e assitente do Instituto de Fisica Teorica de São Paulo de 1967 a1971 e mais tarde bolsita do CNPq entre 1976 e 77 e de 1988 a 1989. Realizou estagios de pesquisa em fisica teórica no Instituto de Fisica da Universidade de Pisa e na Scuola Normale Superiore de Pisa, Italia entre 1966-67, e no Instituto de Fisica Teorica da Universidade de Munique, Alemanha (1968-69) e mais tarde no Instituto de Fisica da Universidade de Napoles/INFN (1969-1972). Lecionou fisica no ensino secundario em Milão em 1973 onde colaborou com a revista de divulgação científica Sapere. Foi professor do Instituto de Fisica da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 1974 e 1996 e do Departamento de Fisica da Universidade Federal do Espirito Santo entre 1996 e 2008. Aposentado em 2008, transferiu-se para a Universidade do Estado do Amazonas onde foi professor de 2009 a 2012. 

Laurianne Franco, Universidade Estadual Paulista UNESP

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Especialista em Comunicação e Divulgação Científica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atuação profissional como assessora de comunicação, produção de conteúdo, redatora publicitária, planejamento e marketing digital. Já publicou artigos em congressos internacionais e nacionais, possui prêmios acadêmicos e profissionais em Jornalismo e Publicidade.

Mariana Ferraz, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Divulgação Científica.

Referências

CAPOZOLI, Ulisses. Contrastes e conflitos numa terra de sedução. In: AMAZÔNIA, interesses e conflitos. Revista ComCiência, 2000. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz4.htm.

FERRAZ, Mariana. Projeto Museu Imaginário - Musa entrevista Milton Hatoum: Natureza banida. 2010. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/?q=94-categoria-2101-Museu%20Imagin%C3%A1rio#1.

GUIMARÃES, Vanessa F.; DA SILVA, Gilson Antunes. Implantação de Centros e Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. p. 132-151.

MAYR, Ernst. The growth of biological thought. Harvard University Press, 1982.

MUBARAC, Roberto. Educação indígena em Manaus. Tese (Mestrado) — Universidade do Estado do Amazonas, 2009.

SCHOR, Tatiana. Palestra Rede urbana e cidade na Amazônia brasileira. Proferida em 14 out. 2010, no Museu da Amazônia (Musa).

THOMPSON, Christian. Amazônia viva! Uma década de descobertas: 1999-2009. Relatório online da WWF. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/amazonia-viva-uma-decada-de-descobertas-1999-2009/.

WWF. Amazônia viva! Uma década de descobertas: 1999-2009. Relatório online. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/amazonia-viva-uma-decada-de-descobertas-1999-2009/.

Downloads

Publicado

30-12-2010

Como Citar

Candotti, E., Franco, L., & Ferraz, M. (2010). NOTAS SOBRE O MUSEU DA AMAZÔNIA . Patrimônio E Memória, 6(2), 86–100. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3824