WOMEN’S MEMORY AND HISTORY EDUCATION

Authors

Keywords:

Memory of Women, Heritage Education, Teaching of History

Abstract

This paper discusses data of a research on History teaching in a municipal school attending low income adult students in the evening period. The teaching of History based on memory opens good possibilities for narrative production and for narrative listening as the different views brought by the students narratives relate the silence voices in the community with the construction of historical knowledge in the classroom, In this process the women voices have to be specially considered for their historical position in our society. Their narratives amplify our understanding of cultural expression and survival.

Author Biographies

Diógenes Nicalau Lawand, Paulista State University UNESP

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (1990) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). A partir de 1985 inicia no cargo de professor de educação básica II da Secretaria de Estado da Educação (Governo do Estado de São Paulo). Desde outubro de 2001 exerce função, referente ao cargo da Secretaria de Estado da Educação (Governo do Estado de São Paulo), no Núcleo de Memória e Acervo Histórico (Centro de Referência em Educação Mario Covas - EFAPE) desenvolvendo projetos para a preservação e divulgação de indicadores da memória da educação pública paulista. Tem experiência na área de educação, com ênfase em história, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história oral, tratamento arquivístico, memória e educação, história da educação, ensino de história, educação patrimonial e educação de jovens e adultos.

Zilma Moraes Ramos Oliveira, Paulista State University UNESP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1988) e Livre-docente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. É Professora Associada (aposentada) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao infantil, creche., formacao de professores, desenvolvimento infantil e curriculo para educacao infantil.

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Published

2008-10-30

How to Cite

Lawand, D. N., & Moraes Ramos Oliveira, Z. (2008). WOMEN’S MEMORY AND HISTORY EDUCATION. Patrimônio E Memória, 4(1), 104–122. Retrieved from https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3921